Novo secretário de Fazenda do RJ, Nelson Rocha enfrentou turbulências como VP do Vasco
Quarta-feira, 05/05/2021 - 10:39
Anunciado pelo governador Cláudio Castro como novo secretário de Fazenda do Rio de Janeiro no lugar de Guilherme Mercês, Nelson Rocha é um velho conhecido do torcedor do Vasco. Vice-presidente geral e de finanças do clube na gestão de Roberto Dinamite, ele enfrentou turbulências no período em que foi dirigente do Cruzmaltino.

Quando esteve à frente da pasta que cuida das questões financeiras vascaínas, Rocha recebeu três pareceres de reprovação de contas por parte do Conselho Fiscal. Porém, quando os balanços chegaram ao Conselho Deliberativo, os documentos acabaram sendo aprovados.

Na época, Rocha argumentou que as reprovações dos conselheiros fiscais tiveram motivação política, e não técnica. Em sua defesa, acenou com um aumento de receitas triplicado em seu período e com um relatório da Pluri Consultoria que classificou, em 2011, o Vasco como a melhor gestão do futebol brasileiro.

Em setembro de 2012, renunciou ao cargo juntamente com outros vice-presidentes em uma debandada na diretoria de Dinamite.

Já em 2014, Nelson Rocha surgiu como pré-candidato à presidência do clube pelo grupo político "Vira Vasco". Na ocasião, foi uma das peças mais atuantes em denúncias sobre irregularidades no quadro de sócios, em episódio classificado como "mensalão vascaíno".

Porém, posteriormente, retirou sua candidatura e declarou apoio a Julio Brant, da "Sempre Vasco", que viria a ser o segundo mais votado, perdendo para Eurico Miranda, que retornou como mandatário após sete anos.

Ainda na área esportiva, Nelson Rocha já foi vice-presidente da Suderj (Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro) que por um longo tempo geriu o Maracanã.

Quase foi agredido por apoiadores de Eurico

Quando ainda era pré-candidato na eleição de 2014 do Vasco, Nelson Rocha por muito pouco não foi agredido por apoiadores de Eurico Miranda. O episódio aconteceu após uma reunião do Conselho Deliberativo que decidiu por não prorrogar o mandato de Roberto Dinamite.

Um dos mais fervorosos opositores de Miranda e com as denúncias de mensalão em curso, Rocha foi cercado na saída da sede Náutica por dezenas de integrantes de organizadas e sofreu forte hostilidade. Na ocasião, um guarda-chuva foi arremessado em sua direção, mas não o atingiu.

Com muita dificuldade, conseguiu entrar em seu veículo, que ainda sofreu alguns golpes antes do candidato deixar o local.

Ocupou o mesmo cargo no governo de Benedita

A Secretaria de Fazenda não é uma novidade na carreira política de Nelson Rocha. O contador ocupou o mesmo cargo no governo de Benedita da Silva (PT), em 2002.

Também consultor, palestrante e professor universitário, ele tem um currículo extenso que inclui as presidências do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Finanças e Administração Pública (IBFAP).

Rocha também ocupou cargos de diretoria na Cerj (atual Ampla) e na Light-RJ, e foi membro do Conselho Fiscal da Companhia Estadual de Gás (CEG), entre outros cargos.

No comunicado que nomeou Nelson Rocha como novo secretário da Fazenda do Rio, o governador Cláudio Castro também informou que Alexandre Chieppe será o novo secretário de Saúde do Estado.



Fonte: UOL