Andrey destaca melhora física, detalha ameaças que sofreu e elogia Pássaro; ouça
Quinta-feira, 22/04/2021 - 08:05
Na gangorra desde que se profissionalizou pelo Vasco, Andrey está em alta novamente. É um dos destaques do time de Marcelo Cabo, invicto com quatro vitórias e cinco empates. Melhor figura na rodada passada, o volante de 23 anos atribui o crescimento à evolução na parte física. Ouça a entrevista completa no episódio #115 do podcast GE Vasco.

- Costumo brincar com o meu nutricionista aqui do Vasco, o Paulinho (Cavalcanti), que o Andrey de 2021 é diferente. Sempre procuro chegar nele e perguntar o que tenho de fazer e o que tenho de tomar. E tenho curiosidade de saber onde estou evoluindo e o que estou buscando. Em 2021, chegou um novo preparador para a academia, o Daniel (Félix, preparador de campo) continua aqui com um trabalho excepcional. Conversei com ele e o Luiz (Felipe), que é o homem da academia. Falei que meu ano tinha de ser diferente. Nem que eu ficasse depois dos treinos ou que chegasse antes para malhar.

- Tenho chegado todos os dias antes para fazer um trabalho de força com o Luiz. Diminuí bastante gordura e ganhei muito mais do que eu já tinha. Estou me sentindo muito mais leve e muito mais forte. Um lance em que reparei essa mudança foi no clássico com o Flamengo, no gol do Cano. Vou disputar uma bola com o Gerson, trombo com ele, e ele cai. Falei: "Pô, esse trabalho está me ajudando". Estou conseguindo fazer essa transição de ajudar na defesa e chegar no ataque. Uma palavra que tenho usado muito nesse ano é constância. Constância de fazer os trabalhos, de ver tudo o que eles estão me passando. Procurar saber onde preciso evoluir para ter um ano brilhante porque o ano passado foi muito doloroso.

Nutricionista do Vasco, Paulo Cavalcanti, destacou que Andrey passou a priorizar alimentos in natura em substituição aos alimentos industrializados e ultraprocessados. Afirmou ainda que o empenho do jogador lhe permitiu a chegar ao ápice físico desde a profissionalização - subiu em 2016.

- O fundamento primordial com o Andrey foi o desenvolvimento de uma mentalidade nutricional mais saudável. Os atendimentos, as conversas e as negociações foram auxiliando o atleta nas melhores escolhas alimentares diárias. Sabemos que mudar hábitos de uma vida é muito difícil, por isso vale destacar o empenho e a dedicação do Andrey. Além da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, a aderência à suplementação alimentar foi muito importante. O resultado é observado nas avaliações de composição corporal, que foram evoluindo, com a redução do peso de gordura e ganho de massa muscular, atingindo hoje a sua melhor composição na carreira - explicou Cavalcanti.

Ameaças sofridas após o rebaixamento

Antes de iniciar a retomada, Andrey passou por situação extremamente delicada. Duas semanas após o rebaixamento, o jogador foi ameaçado por dois homens que se identificaram como membros de uma organizada do Vasco. O volante narrou o ocorrido e disse que, apesar do episódio, sua relação com o clube não mudou.

- Uma situação triste e chata, mas não representa a totalidade da torcida vascaína. São dois torcedores que eu tenho certeza de que fizeram sem pensar na hora. Foi meu momento mais triste, porém sou muito grato ao Vasco e tenho muito carinho pelos torcedores. Eu estava na minha casa, de folga, fazendo esteira e treinando. Parou um carro em frente à minha casa, e começaram a me xingar. Pensei que eram meus amigos. Como fui criado no bairro, passam pessoas e zoam. Vi que os xingamentos estavam pesados, aí desci para ver o que era.

- Foi quando começaram a me ameaçar, falando que iam me pegar de madeira e me quebrar na porrada. Todo momento um falava que ia me quebrar, e o outro ficava atrás do carro fazendo movimentos como se estivesse armado. Meu pai desceu, falou com eles. Foi um momento chato, quero esquecer. No momento, não pensei em sair do Vasco, fiquei com a cabeça quente por achar que aquilo não era certo, mas sabia que não representava a torcida do Vasco. O jogador não quer que aconteça um rebaixamento com o clube porque ele não está de sacanagem, mas isso não pode acontecer. É muito sério. Não vai mudar em nada a minha relação com o Vasco. Estou feliz, é a minha casa, e o meu pensamento é só em trazer alegrias para a torcida do Vasco.

"Clube mais sério, cumpre o que promete"

Também vindo de altos e baixos, o Vasco, apesar de fora das semifinais do Carioca, vive melhor momento do que na temporada passada, quando foi rebaixado. Tem padrão de jogo e recentemente venceu o badalado Flamengo. Perguntado sobre que diferenças vê em relação aos primeiros anos como profissional, Andrey destacou o trabalho do novo comando do carro-chefe do clube.

- Em questão de mudança, acho que o clube está com um trabalho muito mais sério. O Pássaro chegou e mudou tudo aqui dentro. Vejo o clube mais sério, um clube que fala e cumpre tudo aquilo que promete.

- Acho que essa foi a grande mudança, e o grupo abraçar o trabalho do professor Marcelo. Acho que ele veio com um plano de jogo muito interessante, e todos abraçaram de forma excepcional. Estamos em crescente evolução, tenho certeza de que vamos alcançar nossos objetivos, mas acho que as grandes mudanças foram o profissionalismo das pessoas que chegaram e a capacidade de todos se unirem para mostrar que o Vasco é um só. Isso que tem dado certo nesse início e vai dar certo no final.

Provocação ao pai, que é flamenguista

Vascaíno desde quando nem sabia pronunciar o nome do clube de coração por influência da mãe, Raquel, e do avô Nelson, Andrey pôde tirar onda dentro de casa na semana passada. O pai, André, é flamenguista, mas, de acordo com o atleta, virar a casaca é questão de tempo.

- Muito (se encarnou no pai após a vitória), eu aposto todo jogo com ele. Zoei muito o meu pai, ele chegou em casa já rindo. Ele disse que estava torcendo para mim: "Não tem como, eu tenho que torcer pra você, você está me fazendo virar Vasco". E ele respeita muito o clube que eu jogo, vai aos jogos com a camisa do Vasco e canta as músicas da torcida. Jogou pelada com a camisa do Vasco.

- A parte da família dele é toda flamenguista, e eles sempre zoavam no grupo quando o Flamengo ganhava. Eu estava ali engasgado, falava: "Caraca, temos que ganhar uma para eu zoar". Quando acabou o jogo, a primeira coisa que eu fiz foi ir lá. Mandei figurinha do Juninho, de um monte de coisa. "Isso aqui é Vasco". Claro que com muito respeito aos jogadores e ao time do Flamengo, mas essa brincadeira entre amigos existe e não pode se perder.

Andrey também falou de seu futuro no Vasco, com o qual tem contrato até dezembro de 2021, do estilo de jogo individual e de outras passagens suas em São Januário. Quer conferir tudo na íntegra? Dê o play abaixo e não perca o podcast GE Vasco #115!





Fonte: ge