Sindeclubes admite erro e reconhece que número de parcelas proposto pelo Vasco em acordo está dentro do mandato da diretoria
Sábado, 17/04/2021 - 00:20


Fonte: Divulgação Sindeclubes


Vasco: sindicato cita 'erro de interpretação' ao comunicar proposta; clube oferece rescisão em até 33 parcelas

Depois de toda a polêmica durante uma assembleia entre Sindeclubes e funcionários demitidos pelo Vasco por conta da falta de pagamento por parte do clubes em relação aos direitos trabalhistas, o Sindicato emitiu uma nota sobre a situação dizendo ter cometido um equívoco.

Em comunicado divulgado neste sábado (17), o Sindeclubes admitiu um erro de interpretação quando comunicou a proposta do Vasco aos 186 funcionários que foram desligados. Inicialmente, o Sindicato havia confirmado que a intenção do clube era quitar as pendências em 303 parcelas. Segundo o novo comunicado, porém, o clube de São Januário se compromete a pagar em 33 vezes os débitos.

"O sindicato assume a responsabilidade no erro de interpretação da planilha no que se refere ao número de parcelas dos pagamentos das rescisões de contrato de trabalho, reconhecendo que a proposta do Club de Regatas Vasco da Gama seria dentro do mandato da atual diretoria".

Os profissionais que foram desligados ainda não receberam do clube. Muitos não entraram em acordo com o Vasco e entraram na Justiça com ações individuais, pois reclamam que não é justo receber em 2023 o que deveria ser quitado de imediato.

O Vasco já tem uma multa de um salário por não pagar a rescisão contratual em 10 dias após o desligamento. Além disso, está sujeito a uma multa de 50% por não ter acordo em primeira audiência.

Estádio de São Januário antes do confronto entre Vasco e Red Bull Bragantino pelo Brasileiro Getty Images
Internamente, o Vasco trata como positivo o fato de ter parcelado até 2023 o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários demitidos em 2021 com a visão de que será quitado no atual mandato, algo que, segundo a direção, é inédito no clube. A crise é escancarada com o fato de que o Vasco não deposita FGTS aos funcionários desde 2018.

Confira abaixo a nota oficial divulgada pelo Sindeclubes

"Em decorrência ao fato veiculado na imprensa esportiva e redes sociais no tocante ao número de parcelas contidas na proposta do Club de Regatas Vasco da Gama para pagamento das verbas rescisórias dos colaboradores demitidos no dia 12/03/2021, o sindicato esclarece que:

Assume a responsabilidade no erro de interpretação da planilha no que se refere ao número de parcelas dos pagamentos das rescisões de contrato de trabalho, reconhecendo que a proposta do Club de Regatas Vasco da Gama seria dentro do mandato da atual diretoria.

O Departamento Jurídico deste sindicato ao perceber o referido engano, tratou de comunicar a todos os envolvidos nas reuniões realizadas no dia 12/04/21 sobre o número exato de parcelas. Desta forma, o Sindicato isente o Club de Regatas Vasco da Gama de qualquer responsabilidade quanto a esta informação equivocada. Salientamos ainda que, quanto as divulgações do áudio vazado da reunião, este sindicato não deu e nunca dará autorização para gravação e reprodução de qualquer assunto pertinente a reuniões e/ou assembleias por nós realizadas que envolva empregados e empregadores.

Nas reuniões realizadas nos dias 13 e 14 do corrente, não foi mais cometido esse equívoco, sendo passado para os colaboradores o número de parcelas exatamente como consta na planilha apresentada pelo Club de Regatas Vasco da Gama.

Esclarecemos ainda que a única observação do que aconteceu nas reuniões é com relação ao número de parcelas apresentadas no dia 12/04/21, como relatado acima, mantendo ao sindicato o seu posicionamento quanto aos demais assuntos abordados nas reuniões.

Henrique Fragoso, Departamento Jurídico

Fonte: ESPN.com.br