Torcedor vascaíno aciona a Justiça e pede anulação de Vasco x Inter pelo Brasileiro de 2020
Quinta-feira, 15/04/2021 - 21:57
A Justiça do Rio foi acionada nesta quinta-feira para anular o jogo entre Vasco e Internacional e impedir a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de proclamar resultado do Brasileirão 2020, podendo mudar a situação de rebaixamento no campeonato. O Esporte News Mundo teve acesso a detalhes do caso.

A ação foi ajuizada por um torcedor do Vasco por meio de uma Ação Popular, justamente contra a CBF. O caso corre na 38ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), com pedido de liminar que deve ser decidido ainda nesta semana pela juíza em exercício Flávia Justus.

"Por meio dessa ação, o Autor, na qualidade de um dos milhões de torcedores do Club de Regatas Vasco da Gama espalhados pelo mundo, objetiva a anulação de ato lesivo à Instituição Vasco da Gama, que, tendo mais de 120 anos de história e sendo pioneira no esporte brasileiro, não só no âmbito esportivo propriamente, mas também cultural e social, foi amarga e levianamente prejudicada na edição de 2020 do Campeonato Brasileiro de Futebol em razão de clarividente descumprimento do regulamento do arbitro de vídeo que, em 14 de fevereiro de 2021, validou gol marcado pelo Sport Clube Internacional de forma irregular", disse a defesa do torcedor em trecho da inicial, completando:

"Cumpre dizer que esta ação não tem valor econômico e que por meio dela não se objetiva a revisão de qualquer lance de jogo. Ou seja, não se tem aqui a intenção de defender que o lance controvertido que ensejou o ato lesivo foi ou não regular. A questão cinge-se ao claro descumprimento do regulamento do arbitro de vídeo".

Na argumentação pelo cabimento da Ação Popular, o torcedor lembra que o "Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro já reconheceu a possibilidade de ação popular para defesa do interesse de torcidas de clube de futebol, tal como ocorreu na ação em que torcedores do Fluminense pretendiam afastar a proibição do pó de arroz dos estádios".

Na parte da inicial sobre os argumentos para a anulação do polêmico jogo, afirma o torcedor que "Passando ao caso concreto, no dia 14 de fevereiro de 2021, em jogo entre o Vasco
da Gama e Sport Clube Internacional, realizado pela 36ª rodada do campeonato de 2020, em São Januário, quando o jogo estava empatado em zero a zero, o Internacional marcou um gol
que, pela dúvida se o jogador estava ou não em posição de impedimento, ensejou o acionamento do árbitro de vídeo".



Segue o torcedor na argumentação: "O que se verifica de forma muito clara dos áudios e das transcrições destacadas é que o equipamento do VAR não estava funcionando. A linha, como atestado pelos operadores, não estava tecnicamente boa. Embora seja um escárnio ao torcedor que em um jogo o VAR vá justamente falhar no momento do lance capital efetivado contra o seu time – funcionando normalmente em todo o restante da partida –, o que se tem de objetivamente ilegal no caso concreto é que, em hipóteses tais quais a presente, o correto seria o arbitro de campo definir pelo gol ou pela anulação".

Fonte: Esporte News Mundo