Herói da Taça Guanabara de 2003 contra o Urubu, Wellington Monteiro relembra desobediência tática, choro e bolinhos de bacalhau
Quinta-feira, 15/04/2021 - 13:31


A última taça conquistada pelo Vasco sobre o Flamengo, a Guanabara de 2003, teve herói improvável, itinerário incomum dentro e fora de campo, além de inúmeras opções gastronômicas para saborear o triunfo - só faltou avisar do churrasco ao autor do gol. O lateral-direito Wellington Monteiro, deslocado para a esquerda naquele sábado de Carnaval e que na sequência da carreira se firmou como volante, decidiu a parada por desobediência tática.

O Vasco sagrou-se campeão com empate por 1 a 1, levantou taça no Maracanã, mas só pôde colocar a faixa quatro dias depois por pura formalidade - o Americano levaria o troféu se ganhasse o Friburguense na Quarta-Feira de Cinzas por oito gols de diferença, mas ficou no 0 a 0. Mas voltemos ao herói: para ser titular, Wellington foi convidado por Antônio Lopes a jogar improvisado, de pé trocado, algo que prontamente aceitou.

- Primeiro que eu estava de lateral-esquerdo, que nunca foi minha posição. E segundo que eu estava todo torto de lateral-esquerdo (risos). Lembro que o Lopes me chamou brincando, com aquela brincadeira dele, grossa. Ele falou assim: "Quer jogar a final? Respondi: "Claro!". E ele: "Só que tem um porém: de lateral-esquerdo". Tudo bem, mas aí ele disse: "Tem uma situação a fazer, não passar do meio".



Wellington, assim como outros jogadores que haviam chegado de clubes pequenos - era do Bangu -, não contava com a paciência dos vascaínos. E só defender, em sua cabeça, não era uma opção. Teria que desrespeitar a orientação do Delegado.

- Só que no jogo, quando eu pegava na bola, tinha um espaço normal para eu jogar. Mas eu tinha uma parte tática de não apoiar, e as pessoas que estão de fora não entendem, e a gente releva isso. Com uns 20 e poucos minutos, a torcida já estava vaiando muito, mas muito... Ao mesmo tempo eu pensava assim: "Se eu não atacar, eu estou morto". Aí lembro que fui atacar, e o Lopes gritou: "Volta, Monteiro" (risos).

O característico e estridente grito de Lopes de nada adiantou. Monteiro subiu de novo ao ataque e, após linda tabela com Marcelinho Carioca, marcou um golaço.

- Aí na segunda vez, eu pensei: "Tenho que ser audacioso. Se eu ficar esperando, já era, meu irmão". Tem que hora que tem que deixar a parte tática de bola. Foi aí que dei a bola no Marcelinho e avancei. Aí o Marcelinho deu um lançamento espetacular. E muitos falam só do lançamento espetacular, mas não falam do gol. E eu fui muito feliz e acabei fazendo o melhor gol da minha carreira. Um gol de título.

CHORO DO HERÓI

O Flamengo até empatou no segundo tempo com Zé Carlos, mas o rival só ficaria com a taça em caso de vitória. Não conseguiu, e Wellington, à época aos 24 anos, saiu como herói. Na hora de dar entrevistas, mal conseguiu. Estava muito emocionado em função de um problema que enfrentava.

- Chorei porque estava vivendo uma situação muito crítica mesmo. Não aguentei nem falar. Se eu te falar, parece mentira. Eu estava passando uma dificuldade muito grande na parte financeira, porque o Vasco não estava pagando na época. Estávamos um bom tempo sem receber, passando sufoco violento em casa. Às vezes falava para a minha esposa pegar meus filhos e levar na minha mãe para almoçar ou na minha sogra. Lembro que a gente estava na concentração e fomos descer para almoçar. Restaurante de hotel é aquela mesa farta, com tudo, e eu pensando: "Vou comer do bom e do melhor, e a minha família sem ter o que comer em casa".



CHURRASCARIA E VAN

Em campo, Wellington desobedeceu Lopes no gol e foi à área flamenguista, mas não faltou combustível para voltar à defesa na maior parte do jogo. Já para voltar para casa, o combustível tinha que ser do veículo de terceiros. Não tinha carro à época por falta de condições financeiras e recorreu ao transporte coletivo para se deslocar até Santa Cruz, bairro na Zona Oeste do Rio. O campeão voltou de van.

- Começam a vir mil coisas na sua cabeça, e ali foi um desabafo mesmo. E pode ver uma coisa interessante. Acabou o jogo, aquela festa no Maracanã, mas depois todo mundo foi festejar na churrascaria. Todo mundo ia pegar seu carro, antigamente eu não tinha carro. E eu fui pegar uma van para voltar para Santa Cruz.

- Muitos foram para churrascaria comer do bom e do melhor, e eu fui para casa comer cachorro-quente com minha esposa e meus filhos. É muita coisa. Eu vejo que tive que passar por isso. Todos têm que passar por dificuldade para aprender a viver, eu não culpo o Vasco não. Valeu a pena.

PASSAGEM DE GRAÇA

Wellington conta que queria voltar para casa o quanto antes para ver a esposa (Érica) e os filhos Rhayane (6 anos) e Wellington Lucas (recém-nascido, de 1 mês). Mas a ausência na churrascaria se deu por falta de convite, não por pouco apetite.

- Eu nem sabia que ia ter a festa na churrascaria, ninguém falou nada na hora. Depois que fiquei sabendo, quando cheguei em casa. Teve a festa no vestiário, tomei meu banho. Depois todo mundo falando: "Estou indo para lá". Mas ninguém falou nada. Também estava aquele alvoroço, mas ao mesmo tempo eu queria ir para casa. Queria festejar com as pessoas que estavam sempre com a gente.

Sem picanha e filé mignon, Wellington também teve sua mordomia naquele 1º de março. Não de mesmo glamour e sabor, mas que também garantiu um sorriso. Não era rosto conhecido, mas o material esportivo do Vasco o fez ser reconhecido na van e lhe poupou um dinheirinho.

- Lembro que peguei a van, eu estava com o bolsão do Vasco. Chegou ali na Barra, se não me engano, aí o cara olhou e perguntou: "Pô, cara, tu não é o Monteiro que fez o gol hoje do Vasco?" Aí falei: "Sou eu". Pô, aí começou... "Caraca, que legal, ó o cara aqui na sua van, guerreiro". Pediu para eu dar autógrafo. Foto não porque não tinha tecnologia muito avançada no celular. Aí me lembro que cheguei perto de casa, e o cara da van me falou: "Pô, meu irmão, sou vascaíno, você me deu um título hoje. Não precisa nem pagar a van (risos)". E eu pensei: "Graças a Deus" (risos).

Terminada a longa viagem para Santa Cruz, veio a bonança. Abraço dos filhos e um cachorro-quente dos campeões.

- O legal é que cheguei em casa, estavam minha esposa e meus filhos. Me lembro como se fosse hoje. Ela fez uma salsicha para nós, tinha uns pãezinhos, a gente tomando uma Coca. Feliz da vida, meu caro. Poxa, a gente não esquece.

BACALHAU NO GRAMADO

Antes do jantar familiar, Wellington saboreou bolinhos de bacalhau ainda no gramado, num oferecimento do então presidente - e sempre provocador - Eurico Miranda, que, com os petiscos, rebatera Hélio Paulo Ferraz, presidente do Flamengo. Helinho, como era conhecido, disparou dois dias antes da decisão.

- Esse é um momento de preparação para grande batalha da qual sairemos vencedores. Vamos comer bacalhau no sábado - disse Ferraz.

Após a conquista, com direito a taça e tudo, Eurico respondeu:

- Vou mandar para ele (Hélio Ferraz). São bolinhos de primeira qualidade, sem espinha, que a gente mandou fazer - afirmou, emendando os gritos de "Casaca".

Wellington se diverte com a "cortesia" de Eurico até hoje.

- Me acabei no bolinho de bacalhau, pai (risos). Tinham umas 10 caixinhas de bolinho de bacalhau no vestiário. Tá maluco, já estava cheio de fome mesmo.



BABACAS QUE "PINTARAM"

Se Wellington e os vascaínos sorriam de orelha a orelha com a conquista, um deles não gostou de parte da comemoração. Promessas daquele time, Léo Lima e Souza sacaram sprays de tinta verde e pintaram o cabelo de todos os jogadores. Petkovic, um dos destaques da equipe, se irritou em entrevista a Eric Faria.

- Eu não pintei, babacas que pintaram!



Wellington Monteiro conta que o sérvio havia sido surpreendido e tentava descobrir quem tinha pregado aquela peça.

- Ele ficou louco porque Souza e o Léo Lima juntos eram uma bomba. Pelo amor de Deus! Eles zoavam o Pet direto (risos), e o Pet nunca foi de brincadeira, sempre foi mais centrado e sério. Estava todo mundo pintado, e o Léo e o Souza vieram por trás e jogaram tinta no cabelo dele. Ele começou a xingar de tudo quanto é lado perguntando "quem era, quem era" (risos).

O ex-jogador, porém, destaca um gesto nobre de Pet na hora de levantar o troféu levado ao gramado do Maraca.

- Uma coisa bacana que fiquei muito feliz nesse dia foi na hora de tirar a foto. Você sabe que tem vaidade de alguns, o que é normal. Cada ser humano é de um jeito. O Pet pegou o troféu e falou: "Não, o troféu é do Monteiro. Deixa ele levantar o troféu".

BRONCA APÓS O TÍTULO

Se o tema é cara amarrada, Antônio Lopes tratou de puxar a orelha de Wellington pela desobediência que originou o gol do título vascaíno. A ousadia do lateral improvisado foi "premiada" com uma bronca.

- No campo eu não falei com ele, estava todo mundo ainda eufórico. Todo mundo chegando para mim: "Poxa, Monteirão, você fez o gol e tal". Chegou no vestiário, a festa continuou, aquela alegria de todo mundo. Ele estava em pé, e eu fui falar com ele (risos). "Aí, professor, viu lá o gol, né?". E ele: "Rapaz, que que eu te falei? Para você não passar do meio". "Professor, mas eu fiz o gol". E ele respondeu: "Não interessa, pedi para você não passar" (risos).

- Isso não é mentira, não (risos). Lateral-esquerdo não dá, meu irmão. E eu segui no Vasco como lateral, só que eu nunca fui lateral. Querendo ou não, eu sou grato ao Vasco porque ali nasceu o Wellington Monteiro. Por isso sou muito grato mesmo.

TREINADOR DE SUB-20

Depois de rodar por vários clubes, Wellington pendurou as chuteiras aos 40 anos com a camisa da Lajeadense, do Rio Grande do Sul, em 2019. Hoje, aos 42, é treinador do time sub-20 Real Futebol Clube Heips, de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

- Parei de jogar faz um ano e pouco, e a minha meta sempre foi ser treinador. Fui no Sul, fiz o curso pelo sindicato de treinadores, tirei minha carteira lá. Não fiz da CBF por enquanto. Tive algumas propostas, mas com a pandemia deu tudo para trás. Aí pintou a oportunidade de eu treinar o sub-20 do Real, que não é profissional. Só tem base. Fazer curso é muito bom, mas tem que colocar em prática, porque foram anos jogando futebol, e a gente sabe que o futebol se atualizou muito. A gente tenta implantar algumas coisas para os guris de hoje. O que o futebol quer hoje? Que os atletas não percam a raiz deles. Não podemos tirar o futebol moleque deles, mas com responsabilidade de adulto.



As dificuldades financeiras ficaram no passado. Wellington não ficou rico com o futebol, mas realizou o sonho que tinha da época das peladas na rua. Foi campeão do mundo pelo Internacional, que considera o topo de sua carreira.

- A gente não ganhou muito dinheiro para ser sincero. Mas o dinheiro que a gente ganhou soube administrar. Não muito, mas soube. Tivemos alguns erros, normais. Tentamos fazer algumas coisa e deu certo. Dá para ter uma vida de qualidade normal, isso é fato. Uma coisa que sempre falo é que todo mundo tem que passar dificuldade. A vida é assim, a gente perde para ganhar e desce para subir. Tem coisas que valeram a pena passar. Quem geme e quem sofre sabe o que é isso. Depois que a gente passou por outros times grandes querendo ou não tive um status a mais. E eu sou muito grato ao Vasco por tudo.

GOL MAIS IMPORTANTE

- Com certeza foi o gol mais importante da carreira. Se tratava de um título e em cima de um rival. Lembro que no vestiário antes, a gente conversando e tal, e muitos falavam de gol do Marcelinho, gol do Pet, gol do Valdir, mas nunca de gol do Monteiro. Isso aí ninguém pensava.

Fonte: ge