E-Sports: Torcedor e ex-jogador do futebol do Vasco, Allan 'Estagiário' faz sucesso nos games
Quarta-feira, 07/04/2021 - 05:57
"Eu sou apenas um idiota mascarado"

Era assim que Allan Carvalho escondido no personagem "Estagiário" se definia para os pouco mais de 15 espectadores que acompanhavam as primeiras lives do carioca na Twitch em 2018. Ainda muito tímido e sofrendo com o calor do Rio de Janeiro sob uma máscara barata de borracha que imitava o rosto do artista Salvador Dalí, o ferrenho torcedor do Vasco começou a cativar o público de FIFA (19, à época) com uma gameplay de qualidade bem elevada em comparação com outros streamers e criadores de conteúdo.

Aos poucos, o Estagiário mascarado, que parecia ter fugido de um episódio da série La Casa de Papel, foi dando lugar ao Allan e cada vez mais conquistando mais fãs. As pessoas não apareciam mais no canal para assistir só FIFA, mas para fazer parte de uma comunidade que ama e comenta futebol, reality shows (como o BBB, favorito do streamer) e o que aparecer de diferente pela frente.

No início deste mês, Allan foi contratado pela FURIA, vencedora do Prêmio eSports Brasil de melhor organização, como streamer. Eufórico, o carioca chegou a ver o próprio nome entre os assuntos mais comentados no Twitter e a postagem das redes sociais do ge recheadas de mensagens o parabenizando, desejando boa sorte e algumas criticando que faltou um atributo do carioca na matéria: ex-ator pornô. Não entendeu? O Estagiário explicou esse meme, contou histórias no futebol e abriu o coração sobre como foi o caminho até chegar a este ponto.



O INÍCIO NO FUTEBOL E A DURA DISPENSA DO VASCO

"O Allan foi um moleque que desde que se entende por gente sonhou e viveu o futebol"

Completamente apaixonado por futebol desde criança, Allan demonstrou talento para o esporte logo cedo e empolgou o pai. Morador de Laranjeiras, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, Seu Ildefonso inscreveu o menino no Fluminense, clube mais próximo de casa. Lá, o futuro streamer fez sucesso no futsal, foi campeão da Taça Rio em 2002 e chegou até a aparecer no livro do centenário do Tricolor, comemorado naquele mesmo ano.



Entre idas e vindas, ainda durante a infância, o Estagiário passou por Botafogo e Casa D'Espana no futsal até experimentar o futebol de campo no Vasco.

Era o início de um sonho que encantaria quase todo garoto ou garota que nasce no Brasil. Allan viu de perto alguns futuros craques. Ele conta que assistiu o início de Philippe Coutinho no futsal, que era 3 anos mais velho, e o meia Thiago Alcântara também no futebol de salão do Cruz-Maltino. Segundo o streamer, o meia naturalizado espanhol que hoje joga pelo Liverpool foi o melhor que viu jogar nesta época.

Apesar de viver o sonho do futebol com a camisa do clube do coração, Allan não se colocava 100% naquele ambiente e conta que faltou dedicação para subir de patamar no esporte.

- Quando fui ficando mais velho percebi que as vezes quem precisa mais, tem mais determinação pra conseguir conquistar. Eu fazia tudo paralelamente ao estudo. Minha mãe era a que incentivava o estudo e que eu não parasse em hipotese alguma. Inclusive várias brigas com meu pai foram ocasionadas por isso - analisa a própria trajetória.



Consideravelmente mais fraco fisicamente que os companheiros de categoria sub-15, Allan começou a se preocupar com o futuro. Na tentativa de salvar a carreira no futebol, o carioca de 14 anos chegou a se consultar com Joaquim da Mata (ex-médico da Seleção) e tomar um hormônio para a evolução física. Mas, após exames e um estudo que fazia a média de altura entre os pais, a conclusão foi que o streamer teria apenas 1,60m de altura. Pouco depois, veio a confirmação da dispensa do Vasco.

"Meu pai chorou pra cacete. Eu fiquei triste, mas entendi que as vezes não era pra ser mesmo."

- Tinha gente pior do que eu tendo chance? Sim. Tinha gente muito melhor do que eu que também não vingou? Sim. Como falei, minha infancia eu vivi o futebol e sei o quanto é dificil, o quanto empresários são influentes e o quanto, pelo menos naquela época e no início da base a força fisica fazia diferença. Fui crescer depois, lá pros 17, mas era tarde.



Em um papo exclusivo com o ge, a namorada e assessora de impresa do Estagiário, Elaine "laninha" Zappa contou algumas curiosidades sobre o fanatismo de Allan por esporte. Quando ela entrou na casa dele pela primeira vez se assustou com um armário cheio de troféus. Pensou que o carioca era um craque recheado de títulos na base até que foi ver de perto e descobriu que ele era na verdade um gênio do futebol de botão.

- Quando começamos a ficar, cheguei na casa dele e tinha uma estante do teto ao chão só com troféus. Aí eu, "burra", pensei: "mlk pica mesmo... vários titulos de futebol/futsal"... Fui ver de perto e era só "Campeão de Dadinho", "Campeão de futebol de mesa". Fui perguntar e descobri que era tudo campeonato de botão - revela.

Apesar de ter esquecido essa parte durante a entrevista, o ge foi atrás e descobriu que Allan foi campeão de futebol de botão (ou de mesa) duas vezes pelo Flamengo. Em 2012, conquistou a Copa do Brasil na modalidade Dadinho em Itajaí, cidade litorânea de Santa Catarina. Dois anos depois, em 2014, ele faturou o Campeonato Brasileiro também no sul do país, desta vez em Curitiba, no Paraná.



A CARREIRA E O NASCIMENTO DO "ESTAGIÁRIO"

Após desistir da carreira no futebol (tradicional e de botão), Allan definiu um objetivo. Apaixonado pelo esporte, ele não queria se afastar e viu no jornalismo esportivo uma saída para sempre estar próximo deste meio. Em meio a discussões com os pais e com medo da incerteza que beira o mercado de trabalho no Brasil, o carioca optou por fazer um curso de ciências exatas. Inspirado e incentivado pela mãe, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele estudou e passou através do ENEM para o curso de Contabilidade da UFRJ.

"Deixei meu sonho de lado e entrei pensando em uma recompensa financeira no futuro"

Dois períodos de Contabilidade depois, Allan desistiu do curso e foi pedir ajuda para a mãe. Ela aceitou a decisão do filho e se dispôs a pagar as mensalidades da Facha, faculdade carioca de comunicação. As dívidas, segundo ele, duram até hoje mas valeu a pena.

Ao chegar na faculdade de jornalismo, o futuro streamer logo entrou para a Atlética e começou a fazer contatos e amigos através do futebol. Foi numa dessas em que conheceu um colega que trabalhava no canal Esporte Interativo e o indicou para uma vaga lá dentro. Depois de um longo processo seletivo e recheado de expectativas, o carioca foi reprovado.

- Po, aí de fato o meu mundo caiu um pouco. Já tava cheio de pressão em casa pra começar a trabalhar e o meio era muito difícil. Tinha sido reprovado no EI que era o meu sonho ali naquele momento. Fiquei mais 3 períodos procurando Estágio e não arrumei nada - conta.

Allan desistiu de trabalhar com jornalismo esportivo e já estava planejando começar a rodar de Uber no carro do pai quando foi chamado para uma vaga. O estágio realizado numa empresa do ramo de bebidas alcoólicas durou só três meses. Uma agência especializada foi contratada para fazer o trabalho do jovem morador de Laranjeiras. Parecia que tudo estava escrito para ser assim. No mesmo dia em que foi demitido, ele recebeu uma ligação da equipe de recursos humanos do EI e pouco depois passou no processo.



Já dentro do canal de televisão, ele passou por algumas áreas até entrar para a equipe de games e passar a apresentar o quadro Fifando ao lado do amigo e companheiro Casimiro Miguel. Este que também entrou para o mundo das streams e hoje faz sucesso com um modo carreira dirigindo o Resende com direito a mais de 30 mil espectadores e narração com comentários nas lives.

Utilizando a máscara de Salvador Dalí, viralizada pela série de TV La Casa de Papel, Allan começou a fazer lives para poucas pessoas na Twitch. Extremamente tímido, mas aberto a melhorar, ele começou a cativar espectadores não só pela ótima gameplay mas pelo carisma natural. Sempre com um pagode rolando ao fundo, ele foi cada vez mais crescendo e ganhando espaço na comunidade de FIFA. Em 2019 chegou a ganhar o prêmio da página iSports Brasil na categoria Streamer Revelação.

"O "Estagiário" nunca deixou de ser o Allan, por mais que eu tenha me tornado mais comunicativo por conta dele"

A ASCENSÃO METEÓRICA NAS LIVES

Após uma breve passagem pela Mixer, plataforma de lives da Microsft que foi encerrada em junho de 2020, o Estagiário voltou para casa cheio de moral. Com direito a anúncio personalizado no perfil oficial da Twitch no Brasil, o streamer retornou para a roxinha e o desempenho em engajamento e número de fãs disparou.

Em 2020, o Estagiário não era mais um desconhecido mascarado. Já era o Allan, com a cara ali quase todos os dias transmitindo de tudo o que gosta. As lives expandiram, nada de exclusividade para o FIFA - que segue sendo o carro-chefe - e muito mais reacts a reality shows, como foi durante o Big Brother Brasil 20.

No fim de setembro do ano passado, o Estagiário foi confirmado como um dos escolhidos para participar do EA Game Changer. O programa seleciona pro players e criadores de conteúdo da comunidade do FIFA ao redor do mundo para reunir opiniões e desenvolver melhorias dentro do simulador de futebol. Na live de anúncio, o streamer chegou a ultrapassar a marca de 10 mil espectadores simultâneos vendo uma versão antecipada do FIFA 21.

"Não realizei o meu sonho na TV, mas realizo diariamente pra quem me assiste"

Em 5 de março deste ano, Allan foi anunciado oficialmente como streamer parceiro da FURIA, uma das maiores organizações de esports do mundo. A equipe inclusive faturou o Prêmio eSports Brasil 2020 na categoria que escolhe a melhor org do país. Além de lives e participar de ações especiais dos Panteras, o Estagiário entrou com um objetivo bem definido: aproximar os furiosos dos esportes tradicionais que ama, com desafios de futebol e futsal, por exemplo.



Apesar do sucesso meteórico na internet, às vezes ainda é meio difícil definir para o pai o que faz da vida. Seu Ildefonso sempre sonhou com o filho no futebol, mas Allan está tentando dar um jeito de introduzir o ente querido à vida virtual.

- Meu pai ainda não entendeu muito o que eu faço e sempre me pergunta quando é que eu vou estar comentando na Globo um jogo do Vasco. Talvez isso não aconteça nunca, mas ele aos poucos vai entendendo que uma outra forma de consumir conteúdo está se criando - Allan, sobre a relação do pai com as lives.

OS MEMES E CLIPES QUE VIRALIZARAM: PARÇA DO NEYAR? ATOR PORNÔ?

O streamer mascarado jogando videogame em quarto no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, viralizou. E não foi uma vez só, foram várias. A primeira chegou a virar matéria no ge. Allan tinha acabado ser anunciado como Game Changer da EA Sports e estava com acesso antecipado ao FIFA 21. Durante uma live de abertura de pacotes, ele tirou a carta do Neymar e ficou em choque. A comemoração fez tanto sucesso nas redes porque o camisa 10 do PSG, nesta altura do jogo, é um dos card "impossíveis" de achar e um dos mais caros no modo Ultimate Team.



No início de março, Allan viralizou novamente por causa de Neymar. O streamer fazia um sorteio de um PlayStation 5 na madrugada do dia 1 exclusivo para os assinantes do canal na Twitch. Cada inscrito recebeu um número e o sorteado ficaria com o prêmio.

O primeiro sorteado foi um inscrito que não estava presente no chat durante a live, mas que seria procurado nos dias seguintes pela equipe de moderadores do streamer. De brincadeira, o Estagiário rodou novamente o sorteio para ver quem ganharia caso o primeiro vencedor não aparecesse e quem ganhou foi o Neymar! O craque provavelmente nem sabe, mas recebeu uma inscrição de presente para ser "sub" do canal do streamer carioca. A reação foi clipada e chegou até o camisa 10 no Twitter.

Neymar respondeu o vídeo, pediu o PS5 e interagiu com o Estagiário que ficou incrédulo ao receber uma resposta de um dos maiores ídolos no futebol. O tuíte original chegou a quase 90 mil visualizações e mais de 4,2 mil curtidas.

- Eu não acreditei (risos). Ele quase ganhou o sorteio do PS5 e comentou no Twitter depois de ver o vídeo viralizando. De alguma forma ele sabe que eu existo hoje! É muito louco isso. Mas quem sabe um dia a gente vira parceiro dele. Sou muito fã - conta em meio a risadas.



"A galera que me assiste é doida demais"

Assim que foi anunciado pela FURIA, o streamer foi destaque nas redes sociais do ge. Entre elogios e mensagens o parabenizando, algumas respostas chamavam a atenção. Muitos fãs do Estagiário diziam que a descrição do criador de conteúdo no site estava desfalcada de uma parte da carreira do carioca, a de ator pornô.



A brincadeira começou quando um fã achou uma foto erótica de um homem usando a máscara de Salvador Dalí e postou nas redes sociais marcando o perfil do Estagiário. Ele compartilhou e brincadeira a partir deste momento já virou um meme da comunidade do streamer. O carioca garante que não é ele em nenhuma das imagens que rolam a internet e ri da piada com o público.

- Já me colocaram nos TT's, volta e meia sai alguma montagem maluco, me mencionam em alguns posts loucos, mas isso é muito maneiro. Me divirto bastante e fico feliz com o carinho da rapaziada.

"É um sentimento bom ver que o público de fato gosta de ti."

OS PLANOS PARA O FUTURO

Inspirado em Alexandre "Gaules", Allan não tem um grande sonho na carreira como streamer. Ele conta que a cada dia mais vê os bastidores da profissão como números (audiência, engajamento, etc) e não quer que fique só nisso. Por isso visa o modelo do melhor streamer e personalidade do ano em 2020 pelo Prêmio eSports Brasil. O foco agora é continuar crescendo e criando uma comunidade cada vez mais unida, como é a famosa Triboneira.

"Acho difícil que algum streamer hoje não se inspire no Gaules"

- Tudo o que ele faz pelos outros é de fato algo bem marcante pra mim. Mudou muito a minha forma de enxergar as coisas e hoje eu me inspiro nele pra tentar fazer pelo menos um pouco do que ele faz - avalia.



Da tristeza e decepção no futebol tradicional à alegria com o futebol virtual, as lives de FIFA levaram o Allan a um lugar onde ele sempre sonhou estar. Em 2020, o streamer transmitiu na Twitch um jogo do campeonato brasileiro entre Athletico-PR x São Paulo em uma parceria com o Furacão. O desejo de ser comentarista "da Globo" foi realizado por um dia. O Estagiário foi promovido.

Fonte: ge