Justiça proíbe eventos esportivos em Brasília, cotada para receber Urubu x Vasco
Quarta-feira, 31/03/2021 - 06:13
Uma decisão liminar da Justiça Federal, proferida na noite desta terça-feira, determina que o Governo do Distrito Federal retome as medidas restritivas para combate à pandemia na cidade a partir do dia 1º de abril (leia mais no G1). Com isso, eventos esportivos estariam proibidos novamente em Brasília, o que pode mexer com a extensa agenda programada para as próximas semanas na capital federal.

Na decisão, a juíza Kátia Balbino de Carvalho Ferreira determina que sejam retomadas as regras de isolamento que ficaram em vigor no DF durante todo o mês de março, com fechamento de serviços considerados não essenciais. O governo local havia liberado a volta de uma série de atividades na última segunda-feira, após 29 dias de restrições.

[Espaços devem ficar fechados] "até que a ocupação de leitos de UTI COVID-19 da rede pública, esteja entre 80% a 85% de sua capacidade de lotação, e, concomitantemente, a lista de espera de leitos UTI COVID-19 da rede pública esteja com menos de 100 (cem) pacientes", diz trecho da decisão da Justiça.

Nesta terça-feira, a ocupação das UTIs públicas no DF foi estimada em 95%. Já a lista de espera por leito de UTI para Covid-19 era de 271 pacientes adultos.

Agenda cheia

A realização de eventos esportivos profissionais está entre as atividades liberadas pelo governo do DF esta semana, o que vem movimentando a agenda na cidade: nesta terça-feira, a Conmebol confirmou para o estádio Mané Garrincha a realização do jogo entre Santos e San Lorenzo, pela fase preliminar da Libertadores, no dia 13 de abril, e da partida de volta da Recopa Sul-Americana, entre Palmeiras e Defensa Y Justicia, no dia 14 de abril.

Nos bastidores da CBF, também é dada como certa a realização no Mané Garrincha da Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Palmeiras, no dia 11 de abril. Ainda está previsto para o estádio de Brasília o clássico entre Flamengo e Vasco, pelo Campeonato Carioca, no dia 15 de abril.

+ Governador crava Supercopa no Mané Garrincha e planeja público vacinado: "Vamos fazer"

Estádios do DF já estão recebendo jogos do Campeonato Brasiliense - foram três partidas realizadas nesta terça-feira. Na quinta-feira, a capital federal também será sede do jogo entre Treze-PB e Botafogo-PB pela Copa do Nordeste.

Além da agenda de futebol, Brasília está programada para receber a partir da próxima quinta-feira os 30 jogos que encerram a fase de classificação do NBB. A cidade ainda tem agendados três jogos das quartas de final da Superliga B de vôlei para o próximo fim de semana.

Toda essa agenda pode ter que mudar com a decisão liminar proferida pela Justiça Federal nesta terça-feira. No entanto, o Governo do DF já informou que irá recorrer da decisão nas próxima horas.



Fonte: ge