Foto histórica de Dinamite foi tirada no intervalo de um jogo entre Portuguesa-RJ e Vasco
Quarta-feira, 03/03/2021 - 19:51
Em 15 de maio de 1977 era registrada uma das fotografias mais incríveis do futebol brasileiro. A foto foi batizada de "Deus de calção e chuteira" rendeu o Prêmio Esso ao fotógrafo Ronaldo Theobald, do Jornal do Brasil.

A imagem foi feita quando o Vasco voltava para o segundo com vitória parcial de 2×0 para o Vasco, gols de Roberto aos 7 minutos e Fumanchu aos 27 minutos. A partida terminaria com vitória Vascaína por 3 a 1 contra a Portuguesa no Estádio da Ilha do Governador.

Sobre a foto Ronaldo Theobald disse certa vez:

"Em um lindo domingo de maio de 77, fui escalado pelo JB para cobrir o jogo entre Vasco e Portuguesa na Ilha do Governador. Quando a equipe do Vasco saiu do vestiário para o campo, os torcedores se comprimiam junto ao gradil e estendiam as mãos para tocar seus ídolos. Parecia uma cena bíblica, algo mágico. Fiquei imaginando como registrar aquilo. No intervalo da partida, me deitei, discretamente, no chão do túnel e, à medida que os jogadores retornavam para o segundo tempo, ia dando meus cliques. Meu alvo era Roberto Dinamite, o ídolo maior. Quando disparei a câmera, sabia que ali estava a mais bela foto da minha vida"

O campeonato de 1977 reserva algumas curiosidades, o Vasco venceu os dois turnos desse campeonato. No primeiro turno (Taça Guanabara) fomos derrotados apenas pelo América (0 x 1). O Segundo turno não se chamava "Taça Rio" se chamava "Taça Manoel do Nascimento Vargas Netto", sobrinho de Getúlio Vargas, Poeta e radialista de São Borja/RS. Nesta competição fomos invictos, ganhamos o Flamengo nos pênaltis.

Outra curiosidade, nesse mesmo campeonato, logo após a partida da Portuguesa, em 18 de maio de 1977, contra o Bonsucesso. Iniciava a sequência mais espetacular de um goleiro.

Aos 13 minutos do primeiro tempo, Mazzaropi foi vazado pela última vez no campeonato, ficando 1.761 minutos sem levar gols. Isso inclui:

Os 77 minutos do jogo contra o Bonsucesso vencido pelo Vasco (2 x 1)
Os dois últimos jogos da Taça Guanabara
Os 14 jogos do segundo turno
O Jogo desempate do segundo turno contra o Flamengo mais os 30 minutos da prorrogação
O primeiro jogo do carioca de 1978
Os 34 minutos de Madureira 1 x 2 Vasco realizado em Moça Bonita, segunda rodada do 1º turno do campeonato carioca.

A conta foi feita da seguinte forma

77 + (2×90) + (14×90) + 90 + 30 + 90 + 34 = 1.761 minutos

PORTUGUESA l X 3 VASCO

Local: Ilha do Governador;

Juiz: Valquir Pimentel;

Renda: Cr$ 441.165,00;

Público: 12.780;

Gols: Roberto 7 e Luís Fumanchu 27 do 1º tempo; Dirceu 16 e Valinhos 26 do 2° tempo

Portuguesa: Chico, Sérgio, Fernando, Luís Carlos, Dori, Cadinhos, Jair, Valinhos (Ivanir), Alberdã. Edson e Adriano (Luisinho)

Vasco: Mazarópi, Orlando, Abel, Geraldo, Marco Antônio, Zé Mário, Zanata, Dirceu. Luís Fumanchu (Wilson), Roberto e Ramón (João Paulo)

Técnico: Orlando Fantoni



Fonte: Site oficial do Vasco