Marcelo Cabo é apresentado no Vasco: 'Muita convicção de que vamos fazer uma grande temporada'
Terça-feira, 02/03/2021 - 12:11
O Vasco está sob nova direção. O técnico Marcelo Cabo foi apresentado na manhã desta terça-feira. O treinador, que estava no Atlético-GO, terá sua primeira oportunidade em clube grande do Rio de Janeiro. Ele chega com contrato até o fim do ano e com a missão de conduzir o clube de volta à elite do futebol brasileiro. Seu primeiro contato com elenco principal será nessa quarta, quando o grupo que disputou o Brasileirão se reapresenta.

- Camisa que a gente vai buscar honrar, como diz a história e tradição do Vasco da Gama. Alegria muito grande voltar a um clube onde vivi grandes momentos como atleta. Espero viver grandes momentos como treinador. Quero agradecer ao presidente e à diretoria por me chamar para essa missão de capitanear o Vasco. Confesso que era minha meta profissional voltar ao Rio num gigante do futebol mundial como o Vasco da Gama. Falei para o Pássaro, para o presidente e para o Osório: eu escolhi o Vasco. Com muita convicção de que vamos fazer uma grande temporada - disse Cabo.

Campeão da Série B com Atlético-GO em 2016, além do fato de ter subido com CSA em 2018, Marcelo falou sobre a experiência na Segunda Divisão

- Tenho dois acessos num espaço curto de tempo. Título com o Atlético-GO e um vice com o CSA. Essa vai ser minha sexta Série B. Tenho conhecimento pleno da Segunda Divisão. Falo com convicção que o Vasco vai passar pela Série B. Vamos dar essa alegria de voltar à Série A. A maior meta do Vasco nessa temporada é voltar à Série A e vamos buscar esse título.

- Essa com certeza será a edição da Série B com as camisa mais fortes. Mas o Vasco entra para buscar a conquista. Mas antes temos o Carioca e a Copa do Brasil. Vamos ter uma equipe muito competitiva. O Vasco vai buscar seus objetivos na Série B e com certeza trilhar o caminho do título e do acesso.

Quem foi o responsável por apresentar Cabo foi o diretor de futebol, Alexandre Pássaro. O dirigente entregou uma camisa para o treinador entregar à filha Duda, de 16 anos. Ela é vascaína e postou em uma rede social uma homenagem ao pai e ao Vasco após o acerto.

- Manhã muito feliz de chegada do Marcelo aqui ao Rio. Estava aqui em São Januário desde cedo, foi recebido por Carlos Osório (vice presidente). Passou pela sala de troféus incrível. Conheceu o presidente, vai almoçar aqui e foi ao futsal, onde jogou. Foi escolhido em um processo de seleção entre várias opções, e a conclusão foi que o Marcelo Cabo tem o melhor nome, perfil e metodologia para estar à frente do Vasco. Aconteceu muito rápido desde o processo de seleção, mandei um vídeo sobre o trabalho dele. Ligação de madrugada que fizemos às 1h30 da madrugada. Muita expectativa no trabalho e na primeira ilustração da reestruturação - ressaltou Pássaro.

Outros trechos

Reformulação do elenco

- Claro que teremos uma reformulação. Vamos sentar, vamos dar uma repaginada, criar novos mecanismos para ter uma equipe competitiva. Inicio meu trabalho hoje com a diretora e com Pássaro para que a gente possa pautar essa temporada. Mas o torcedor vascaíno pode ter certeza. Dentro do que o Vasco vai propor, teremos uma equipe competitiva para entrar nas competições e conseguir conquistas. Porque foi isso que o Vasco sempre fez.

- Comecei hoje. Foi tudo muito rápido em relação ao nosso acerto. Eu tinha uma final de campeonato. Vamos iniciar esse planejamento da temporada. Vou sentar com Pássaro e com a diretoria. É claro que a diretoria já tem uma diretriz. Agora vamos tentar executá-la o mais rápido possível.

Família vascaína

- Eu fiquei muito feliz com esse tour que fiz pelo clube, visitei todo o clube, passei pelo ginásio onde vivi grandes momentos. E voltar a viver esse sentimento de São Januário e essa energia é de uma alegria muito grande. Não só para mim, mas para toda a minha família, a minha filha Duda, que é vascaína, se alegrou muito. É um sentimento muito bom de receber esse convite do Vasco.

- A reação da Duda foi maravilhosa. Conversei com a família sobre o Vasco, mudaríamos de estado, de clube, voltar para nossa cidade natal. Ela ficou muito alegre. Lá atrás, falei para ela que trabalharia bastante para ser o treinador do clube do coração dela. Não só a Duda, mas toda família está muito feliz por eu retornar a São Januário.

Perfil

- Sou um treinador com as ideias mais modernas que você possa imaginar, treinador que se preparou bem para estar no Vasco da Gama. Meus últimos trabalhos definem quem é o Marcelo Cabo. O plano de jogo é sempre pautado com as fases do jogo, então a gente tem uma ideia muito bem elaborada para poder executar aqui no Vasco da Gama.

Licença PRO da CBF

- Claro que você precisa se graduar para poder exercer e continuar evoluindo no futebol. Claro que a gente tem um ganho muito grande nas ideias, e você precisa estar sempre estudando e se reciclando. Ao longo da minha vida, depois de duas Copas do Mundo e outras experiências em clubes, me sinto muito bem preparado para ser treinador de uma equipe como o Vasco da Gama. Conhecimento nunca é demais.

Diferença da Série A para a Série B

- Claro que existe uma diferença grande. Quando você joga a Série A, é um jogo muito mais técnico e elaborado. A Série B é muito mais árdua, de choque. Você precisa conhecer os adversários, são campos muito diferentes. Com certeza vamos montar um planejamento de uma equipe competitiva e que conheça a divisão. Tem que ser bem diferente de uma equipe de Série A. São adversários que geralmente vão jogar em São Januário muito mais reativos. O Vasco vai fazer planejamento e se preparar muito para a Série B.

- Antes dela, temos o Carioca e a Copa do Brasil no decorrer dessa competição. Precisamos dar o start hoje já pensando na Série B.

Futsal

- Alegria muito grande e uma lembrança muito positiva quando adentrei no ginásio. Isso ajudou muito na minha profissão. O futsal me trouxe um legado muito grande. Comecei minha carreira como treinador no futsal e consegui fazer a transição para o campo. Consegui trazer conceitos do futsal para o campo, haja vista as características dos meus times. Ter jogo apoiado, gostar da bola, jogar no campo do adversário.

Conversa com a direção sobre estilo de jogo

- A história do Vasco é de equipes ofensivas, os maiores jogadores da história do Vasco são atacantes e meia-atacantes. Esse é o DNA do Vasco: time que joga para frente e que busca o gol o tempo todo. Comigo não será diferente. A direção procurava um treinador com perfil ofensivo. Minha equipe gosta de marcar pressão, gosta de ocupar o campo do adversário. Tenho uma máxima de que o máximo que estivermos no campo do adversário, mais chances temos de fazer os gols. O Vasco vai buscar a vitória o tempo todo e os gols. Esse é o DNA do Vasco.

Integração com a base

- A história do Vasco sempre revelou muitos jogadores. A base de um clube do tamanho do Vasco é o oxigênio do clube. Nas minhas reuniões com o Pássaro, vamos trabalhar integrados com a base. Conheço Carlos Brazil há muito tempo e com certeza vamos potencializar os jogadores da base para servir o time o profissional. Parabenizar o trabalho da base do Vasco da Gama, que vem conquistando muito.

- Temos que ter um ponto de equilíbrio. Vamos buscar potencializar os jogadores da base e trazer experientes para ter equipe competitiva ao longo da temporada. A ideia é ter uma equipe muito equilibrada com base e com jogadores experientes para se ter um time competitivo.

Chico, do Atlético-GO, interessa?

Claro que todos jogadores do Atlético fizeram grande competição, mas antes preciso fazer uma avaliação dos jogadores que estão aqui. O Chico fez um grande temporada, mas ainda não sentei com a diretoria para avaliar nomes. Agora que vamos fazer as avaliações.

Em quanto tempo estará pronta a equipe da Série B?

- A gente tem que ter a certeza e convicção de começar a Série B muito forte. Você precisa dar aquela arrancada. Em todas as temporadas que tive êxito na Série B foi com um começo muito bom para caminhar bem durante a temporada. A gente já tem um jogo amanhã no estadual com o nosso time sub-20. Vamos precisar planejar tudo com os resultados positivos porque o Vasco tem DNA vencedor. Esse é o equilíbrio que precisamos ao longo da temporada. Acredito que possamos começar a Série B com elenco definido para começar a competição muito forte.

Estabilidade no cargo

Quando a diretoria conversou comigo, me passou muita segurança de todo o planejamento. Claro que o Vasco sempre entra nas competições para vencer. O grande objetivo do Vasco na temporada é o acesso à Série A. Vamos tentar ser muito fortes no Carioca e na Copa do Brasil. Toda competição, independentemente da circunstância, o Vasco entra para ser vencedor. Claro que precisamos de paciência e tranquilidade. Futebol não pode ser feito em 15 dias. Temos uma reformulação a ser feita. Não temos 30 dias, não temos pré-temporada. Precisamos de tranquilidade e credibilidade para que possamos executar o trabalho e planejar.

Recado ao vascaíno

- A torcida do Vasco é o maior patrimônio, a grande força do Vasco é o torcedor. Acredite, confie, esteja com a gente em todo o momento. Não vamos medir esforços para retribuir esse carinho. Vamos arregaçar as mangas. Quando aceitei o convite, um dos fatores foi a força da nossa torcida. Peço que apoie o nosso trabalho e dessa nova diretoria. O Vasco é muito mais forte quando está unido.



Fonte: ge