Dos 12 maiores clubes do Brasil, Vasco é o que mais foi rebaixado no Brasileiro; veja ranking
Sexta-feira, 26/02/2021 - 03:12
O Vasco foi rebaixado para a Série B pela quarta vez na sua história. Nesta quinta-feira, mesmo com vitória por 3 a 2 sobre o Goiás, o time de São Januário teve a queda matematicamente confirmada e bateu um triste recorde.

Ao repetir a marca negativa de 2008, 2013 e 2015, o Vasco se tornou a equipe com mais rebaixamentos para a Segunda Divisão dentro do G-12 - grupo que reúne os quatro clubes principais de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) e do Rio (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), além dos dois de Porto Alegre (Grêmio e Internacional) e Belo Horizonte (Atlético-MG e Cruzeiro).



Os anos de 1982, 1983, 1996 e 1999 levam asteriscos na tabela pelos seguintes motivos.

Nos campeonatos de 1982 e 1983, os times eliminados na primeira fase ou na repescagem eram rebaixados para a Taça de Prata na mesma temporada e jogavam as fases finais da Série B.

Em 1996, Fluminense e Bragantino foram rebaixados no campo. A CBF, porém, por conta das denúncias de um esquema de suborno envolvendo o então presidente da Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol, Ivens Mendes, anulou a queda da dupla.

Em 1999, Botafogo-SP, Gama, Juventude e Paraná foram rebaixados no campo. Na época, o descenso era definido por uma média. Botafogo e Internacional ganharam três e dois pontos, respectivamente, que originalmente eram do São Paulo. A decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva ocorreu pela escalação irregular, por parte do time paulista, de Sandro Hiroshi. Com a nova pontuação, a média foi afetada. O Gama, então, entrou na justiça comum e anulou o rebaixamento, na confusão que deu origem a Copa João Havelange em 2000.

Dentro do G-12, o Fluminense é o único time que foi rebaixado da Série B para a Série C, em 1998. O Tricolor, aliás, chegou a lamentar o rebaixamento para a Segunda Divisão em 2013. Mas escalações irregulares de jogadores mudaram a tabela de classificação após o fim da competição.

Ao término do campeonato, a Portuguesa foi denunciada pela Procuradoria ao STJD por ter escalado o jogador Héverton contra o Grêmio, na última rodada. O atleta foi punido com dois jogos de suspensão por ter sido expulso na partida contra o Bahia, em 24 de novembro, mas cumpriu apenas uma partida e não poderia atuar na rodada final. Como consequência, o clube foi punido com a perda de quatro pontos, caindo da 12ª para a 17ª colocação e sendo rebaixado.

O Flamengo, então, foi salvo pois, um dia antes, havia cometido erro semelhante: escalou de forma irregular o jogador André Santos contra o Cruzeiro na última rodada - o lateral-esquerdo deveria cumprir suspensão por ter sido expulso diante do Atlético-PR na final da Copa do Brasil. Ao perder quatro pontos, caiu da 11ª para a 16ª posição.

O Fluminense foi o beneficiário indireto dos erros de Portuguesa e Flamengo. Com a perda de pontos dos dois clubes, terminou a competição em 15º lugar e escapou da Série B.

Fonte: ge