Caio Lopes fala sobre rebaixamento do time profissional no Brasileiro e título dos Juniores na Supercopa
Terça-feira, 23/02/2021 - 01:33
O torcedor vascaíno teve uma mistura de emoções e sentimentos neste domingo (21). Enquanto o time sub-20 era campeão da Supercopa do Brasil no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, coroando um ano especial que ainda teve as conquistas da Copa do Brasil e do Campeonato Carioca da categoria, o time principal praticamente sacramentou o rebaixamento no Campeonato Brasileiro com o empate em 0 a 0 contra o Corinthians, em São Paulo, pela 37ª rodada da competição.

O Gigante da Colina ainda não está matematicamente rebaixado, mas o cenário é quase impossível de ser revertido. Na 17ª colocação com 38 pontos, os cariocas tem três pontos a menos que o Fortaleza, primeiro time fora da zona de rebaixamento, na 16ª colocação. Para impedir o quarto descenso de sua história, precisa vencer o Goiás em São Januário na última rodada da competição e ainda tirar uma diferença de 12 gols de saldo. Além disso, o time cearense não pode pontuar contra o Fluminense, no Maracanã.

Com a queda já praticamente certa, o discurso entre os garotos campeões da base é de reconstrução. Caio Lopes, volante titular do título deste domingo (21) sobre o Atlético-MG e que teve participações no time principal do Vasco durante esta temporada, classificou o momento do time principal como um capítulo machado na história do Vasco, mas chamou a responsabilidade e citou a base como principal ativo do clube que ajudará a equipe cruz-maltina a se reerguer.

"É muito triste. Todo mundo sabe do tamanho da instituição Vasco da Gama, a história bonita que tem. Infelizmente, é um capítulo que fica manchado. Vai depender da gente agora, do futuro, nós que somos novos, somos o patrimônio do clube. Vamos ter que ajudar de alguma forma o Vasco a se reerguer. Esse é o nosso objetivo, acredito que a diretoria também tenha esse objetivo para a gente pelo ano vitorioso que tivemos. Agora é pensar na próxima temporada e tirar o Vasco dessa situação. Esse título nosso não fez a torcida esquecer o que aconteceu mais cedo, mas cabe a gente pensar no futuro. Com certeza vamos tirar o Vasco dessa situação", lamentou o camisa 5 da base vascaína, após a partida deste domingo (21).

Caio é um dos destaques do time sub-20 do Gigante da Colina e uma das grandes promessas da base cruz-maltina. Um dos mais experientes do elenco, o volante falou também sobre o complicado jogo contra o Atlético-MG e valorizou o título, conquistado nos pênaltis. O Vasco abriu dois gols de vantagem, mas cedeu o empate no segundo tempo e ainda teve o capixaba Arthur, que entrou no decorrer da partida, expulso na etapa final.

"A gente fez um primeiro tempo bom, tivemos uma vantagem, só que não conseguimos segurar. Nas ocasiões do jogo eles acharam um belo gol, a gente teve um jogador a menos. No final, os mais experientes, como eu e o Miranda, tentamos dentro de campo não deixar abaixar pra ter a chance de ganhar nos pênaltis. O principal, na hora que a gente tomou o empate e ficou com um a menos, era tentar segurar pra ganhar nos pênaltis e fomos muito felizes", comemorou.

"ANO QUE VAI FICAR MARCADO"

Ao contrário do time profissional, a base do Vasco viveu um ano mágico. A temporada começou com o título do Campeonato Carioca Sub-20, teve a conquista da Copa do Brasil da categoria e, como afirmou Caio Lopes, fechou com chave de ouro com a conquista da Supercopa do Brasil.

O camisa 5 destacou que foi um dos anos com mais conquistas na história recente da base vascaína e afirmou que a temporada que começou em 2020 e terminou apenas em 2021 ficará marcada na carreira e na vida de todos os atletas.

"A gente fecha com chave de ouro mais uma vez, na conquista da Copa do Brasil eu também falei que a gente fechava com chave de ouro e agora a gente vem, depois de muito trabalho, e conquista mais esse título. Acho que foi um ano excepcional pra a gente. Não lembro do sub-20 do Vasco ter ganhado tantos títulos assim em um ano, então a gente deixa um legado da geração 2000, que agora encerra de vez, um ano que vai ficar marcado na vida de todo mundo", finalizou.



Fonte: Gazeta Online