Professor da UFMG: 'As probabilidades do Vasco escapar de um rebaixamento são menores que 1 em 1 milhão'
Segunda-feira, 22/02/2021 - 22:14
A situação do Vasco no fim da atual temporada do Brasileirão não é animadora. Apesar de ainda não estar efetivamente rebaixado, os 38 pontos na 38ª rodada praticamente selaram o passaporte do clube para a Série B. Se a situação já era de desesperança, dados estatísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tornam ainda mais evidente o cenário do time: a probabilidade de rebaixamento divulgada é de 100%.

Com apenas nove vitórias no campeonato, o Gigante da Colina precisa vencer o Goiás e o Fluminense superar o Fortaleza, na próxima quinta, e, além disso, tirar uma diferença de 12 gols no saldo para se salvar da Série B. Segundo o professor do Departamento de Matemática da UFMG, Gilcione Nonato Costa, esta é uma situação quase impossível.

— Um jogo de futebol não funciona como o basquete, em que as pontuações chegam a 200, por exemplo. O gol é algo raro se comparado aos outros esportes. Matematicamente, a possibilidade existe, mas é estatisticamente improvável — disse o acadêmico.

Se a possibilidade matemática existe, mesmo que seja considerado um evento milagroso, por que os dados divulgados pela universidade apresentam probabilidade de rebaixamento em 100% para o Vasco?

De acordo com Gilcione, o sistema de cálculo utilizado considera nulo todo tipo de probabilidade menor que 1 em 200 mil — e este é o caso da fuga do rebaixamento para o Vasco. Desta maneira, as possibilidades de rebaixamento se tornam totais.

— As probabilidades do Vasco escapar de um rebaixamento são menores que 1 em 1 milhão. É algo da mesma ordem de grandeza que ganhar na Mega Sena, por exemplo — explicou o professor.

Depois de 17 derrotas na temporada, o torcedor cruz-maltino precisa sonhar com uma improvável vitória de 11 a 0 sobre o Goiás, já rebaixado, na próxima quinta, mas também tem que torcer pela derrota do Fortaleza — 17º colocado — rival do Fluminense no mesmo dia, o que torna as chances ainda menores.



Fonte: Extra Online