Vasco reitera pedido de liminar no STJD para ter acesso integral aos áudios e vídeos do jogo contra o Inter
Sexta-feira, 19/02/2021 - 19:40
Após requerer na última terça-feira junto ao STJD a anulação da partida contra o Internacional (derrota por 2 a 0) em função de o VAR não ter funcionado no primeiro gol do adversário, os dirigentes do Vasco enfim foram recebidos pela CBF nesta sexta-feira. O primeiro vice-presidente, Carlos Roberto Osório, e o CEO do clube, Luiz Mello, estiveram reunidos com Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da entidade que comanda o futebol brasileiro.

Osório e Luiz Mello foram à sede da CBF para ver como o VAR atuou no lance que resultou no gol de Rodrigo Dourado e também para ouvir a comunicação entre o árbitro de campo, Flávio Rodrigues de Souza (SP), e o de vídeo, José Cláudio Rocha Filho (SP).

A dupla de dirigentes do Vasco ouviu de Gaciba que as imagens são "inconclusivas", mas deixou a CBF com a certeza de que Dourado estava impedido, e consequentemente, o clube foi prejudicado. Ainda nesta sexta-feira, a direção vascaína reiterou ao STJD a liberação das imagens e o áudio com a comunicação dos árbitros não somente referente ao lance, mas de tudo que aconteceu antes da partida. Quer o documento como prova para anexar ao processo em que tenta anular o jogo.

O próprio Gaciba afirmou que só pode encaminhar as imagens com o consentimento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Embora tenham escutado de Gaciba de que havia uma certeza do funcionamento do equipamento antes da partida e de que a falha só fora identificada justamente no lance do gol de Dourado, o Vasco quer ter acesso integral ao conteúdo audiovisual.

Carlos Roberto Osório, em contato com o ge, narra o que ouviu do VAR durante a visita à CBF. Confira o depoimento do primeiro vice-presidente do Vasco:

"Nós, com clareza, ouvimos a discussão do VAR. A sequência bastante interessante. O gol é assinalado, e o árbitro de vídeo fala: "Revisão, revisão. Segura". A gente ouve o que eles falavam na cabine do VAR. "Me dá a linha, não conseguimos botar a linha, estamos com instabilidade. Câmera 1, 2, 3. Cadê a linha? Me dá a linha. Preciso da linha! Vamos tentar a linha manual". Aí o técnico do VAR fala que que não tinha como assegurar se a angulação estava certa e que não tinha como garantir a confiabilidade.

Os caras fazem uma marcação em que o cara do Inter estava em impedimento. E o árbitro do VAR diz: "Mas eu preciso das linhas, vira, bota outra linha, tenta, tenta, tenta". Aparece a imagem deles tentando fazer marcações. O técnico diz que não consegue colocar linhas confiáveis e na sequência o árbitro do VAR fala para o campo "gol legal, segue o jogo".

Vimos em vários ângulos e saímos de lá com a certeza que o jogador do Inter estava em impedimento. Gaciba disse que o lance era inconclusivo. Também colocamos em questão que no lance o Cuesta estava barrando a visão do bandeira. Perguntamos como ele viu o jogador do Vasco que estava encoberto lá na frente? Gaciba informou que o bandeira viu condição legal para o Dourado".

Veja abaixo como foi fundamentado o pedido de anulação do Vasco, feito na última terça-feira:

"Diante de todo o acima exposto, demonstrado o evidente erro de direito decorrente da não aplicação das Regras do Jogo, cumpre ao CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA reiterar o requerimento feito alhures, no sentido de que, na forma da previsão contida no 3º do artigo 84 do CBJD, seja procedida a intimação do Presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, para que se tome ciência do inteiro teor da presente e se abstenha de homologar o resultado da partida em questão até o trânsito e julgado desta demanda, pugnando pela procedência total da presente Impugnação de Partida, para que seja determinada a anulação da partida ocorrida no dia 14 de fevereiro do corrente (domingo) válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2020, contra a equipe do SPORT CLUB INTERNACIONAL, na forma do inciso II do artigo 84 do CBJD c/c 1º Artigo 259 do CBJD, em razão da ocorrência de erro de direito na forma da fundamentação supra e, consequentemente seja determinada a remarcação da partida nos mesmos moldes da partida original, com o perfeito funcionamento do VAR, por ser medida inteira e salutar JUSTIÇA"

Vasco blinda jogadores da questão do VAR contra o Inter

A diretoria do Vasco garante que o elenco foi totalmente blindado da luta jurídica que vem travando para anular a partida contra o Internacional. Depois de treinarem e almoçarem no CT do Almirante nesta sexta-feira, os jogadores viajaram para São Paulo às 14h30 (de Brasília).

Após chegar à capital paulista, o grupo se concentrou no hotel, onde a direção colocou em prática o que prega no Plano de 15 dias: atenção à parte psicológica, muita conversa, descanso e preocupação com alimentação e sono.

Neste sábado, o Vasco treina no CT do Palmeiras. É a última atividade anterior à partida decisiva com o Corinthians, marcada para domingo, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena. Benítez, que não treinou durante a semana por conta de dores em uma das coxas, é a principal dúvida de Luxemburgo.



Fonte: ge