Vasco não pode se livrar de vez do Z4 no domingo, mas pode voltar a depender apenas de si; veja os cenários
Quarta-feira, 17/02/2021 - 08:19
Ainda não será a última rodada, mas os jogos do próximo final de semana vão encaminhar ou até mesmo definir o destino do Vasco em 2021. Dependendo do que acontecer, o time carioca pode ser rebaixado ou terminar o domingo fora do Z-4 e mais próximo de seguir na Primeira Divisão.

Com risco de 73% de cair para Série B, de acordo com as projeções do matemático Tristão Garcia, do site "Info Bola", o Vasco tem Sport, Fortaleza, Bahia e Goiás como concorrentes pela permanência, mas a luta direta é contra as equipes baiana e goiana, uma vez que os demais encaminharam a fuga da degola.

O ge levantou os canários possíveis para o torcedor vascaíno acompanhar, torcer e secar na próxima rodada.

A classificação



Os jogos

- Fortaleza x Bahia, sábado, às 21h, no Castelão
- Corinthians x Vasco, domingo, às 16, na Neo Química Arena
- Sport x Atlético-MG, domingo, às 16, na Ilha do Retiro
- Goiás x Bragantino, domingo, às 20h30, na Serrinha

Melhor Cenário

- Vasco vence o Corinthians
- Fortaleza vence o Bahia
- Goiás perde para o Bragantino
- Sport perde para o Atlético-MG



- Nesse caso, apesar de o Fortaleza escapar definitivamente do rebaixamento, o Vasco chegaria a 40 pontos e ficaria a dois pontos à frente do Bahia (38)
- Além disso, o Goiás, adversário do Vasco na última rodada, chegaria rebaixado e sem qualquer objetivo a São Januário, no jogo final.
- A derrota do Sport seria um bônus na rodada perfeita, uma vez que o Vasco ainda poderia ultrapassar o Leão. Esse resultado, no entanto, fica em segundo plano em um primeiro momento.

Mais 4 dias de sofrimento

- O Vasco entrará em campo sabendo do resultado de Fortaleza x Bahia, que jogam no sábado. Caso a equipe baiana empate ou perca, o time de Vanderlei Luxemburgo só ultrapassará o Tricolor baiano na próxima rodada em caso de vitória sobre o Corinthians, por conta dos critérios de desempate.
- Nesse cenário, caso Vasco e Bahia empatem ou percam, o Vasco chegará na última rodada contra o Goiás ainda dependendo de um tropeço da equipe baiana, que pega o Santos, no jogo seguinte, na Fonte Nova.
- E ainda tem o Goiás, que pode ultrapassar Vasco e Bahia no domingo. No entanto, como enfrenta o Esmeraldino na última rodada, o Vasco continuaria dependendo das próprias forças para terminar à frente do clube goiano.

Virtualmente rebaixado

- Em caso de empate com o Corinthians e vitória do Bahia contra o Fortaleza, o Vasco estará rebaixado? Matematicamente, não. No entanto, o time carioca teria uma missão ingrata, para não dizer impossível, na última rodada.
- Nesse caso, a perseguição na última rodada seria ao Fortaleza. Com a eventual derrota para o Bahia, o time cearense seguiria com 41 pontos. Caso empate com o Corinthians, o Vasco chegará a 38 e ainda poderia igualar a pontuação do Leão.
- Porém, o Vasco precisaria tirar na última rodada, quando enfrenta o Goiás, uma diferença que hoje está em 16 gols no saldo. Ou seja, praticamente impossível. Na rodada final o Fortaleza visita o Fluminense no Maracanã.

Pior cenário: rebaixamento no domingo

- Em caso de vitória do Bahia sobre o Fortaleza, no sábado, o Vasco será rebaixado no domingo caso não vença o Corinthians, em São Paulo.

Fonte: ge