Time com mais decisões contrárias pelo VAR, Vasco também lidera ranking de gols anulados pelo árbitro de vídeo no Brasileiro
Quinta-feira, 11/02/2021 - 12:32
Muito discutido, elogiado e criticado, o VAR vem deixando sua marca no Campeonato Brasileiro, rodada após rodada. E um dos clubes que mais vêm sofrendo com as mudanças da decisão de campo após a consulta do árbitro de vídeo é o Vasco. Lutando contra o rebaixamento, a equipe de São Januário é a que teve mais decisões contra - 17 no total - e menos a favor - apenas cinco.

Além disso, o Vasco lidera o ranking de gols anulados pelo VAR, com sete gols invalidados. Em segundo vem o Fortaleza, com seis. Mas o impacto do árbitro de vídeo na equipe carioca não para por aí, pois o jogador com mais gols anulados com auxílio fundamental do árbitro de vídeo no Brasileirão também veste a Cruz de Malta: Germán Cano. Dos sete gols vascaínos que acaram por ser invalidados, quatro foram do centroavante argentino, o último na derrota por 3 a 0 para o Fortaleza no Castelão.



Se o Vasco é quem mais lamentou, outros clubes ainda não sofreram interferência do VAR quando balançaram as redes na competição. Athletico-PR, Bragantino e Ceará não tiveram nenhum gol invalidado pelo árbitro de vídeo no Brasileirão. Veja abaixo o ranking de gols anulados por time no Campeonato Brasileiro 2020 até aqui - as três equipes citadas acima não aparecem na lista.



Quando se fala em mudanças de decisão por conta do VAR, o Vasco também lidera com folga. Apesar de não ser o time que mais teve o árbitro de vídeo deixando sua marca em suas partidas - o Santos teve 24 alterações nas marcações de campo após consulta ao VAR, 13 favoráveis e 11 contrárias -, o Cruz-Maltino é quem mais foi alvo de decisões contra si, com 17 no total. Ou seja, das 22 mudanças, 77,2% foram contra a equipe carioca.

Vale ressaltar que o Espião Estatístico não avalia se as mudanças de decisão foram corretas ou não. De acordo com a CBF, mais de 90% das decisões são acertadas. Portanto, o árbitro de vídeo tem corrigido muitos erros de campo, nas quais o Vasco sairia beneficiado.

Logo atrás vem o já rebaixado Botafogo, com 13 mudanças de decisão contra a equipe. Em contrapartida, o Alvinegro teve 10 a seu favor, o dobro de seu rival. Em outro extremo, Athletico-PR e Internacional foram os que tiveram mais mudanças de decisões a seu favor através do árbitro de vídeo no Brasileirão. Foram 14 ao todo para ambas as equipes até aqui, nove favoráveis e cinco contrárias.

Para analisar o impacto do VAR no Brasileirão, a equipe do Espião Estatístico fez o levantamento de todos os lances em que houve mudança da decisão de campo após a consulta ao árbitro de vídeo, como pênalti marcado, gol anulado e cartão vermelho mostrado ou retirado.

Veja abaixo o ranking geral de mudanças de decisões depois da consulta ao VAR no Campeonato Brasileiro até aqui:



Fonte: ge