Reunião nesta 2ª na Prefeitura tratou da revitalização do entorno de São Januário
Segunda-feira, 01/02/2021 - 18:08
Nesta segunda-feira (01/02/2021), estiveram reunidos na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro os Srs. Leonardo Pavão (Sub Prefeito do Centro do Rio de Janeiro e do Bairro de São Cristóvão, representando o Prefeito Eduardo Paes), o seu Assessor Luís Gustavo, o Engenheiro Civil Marcelo Paiva (representando o Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de São Januário – doravante denominado GVRESJ) e Maurício Mendes (Presidente da Câmara Comunitária do Bairro de São Cristóvão, representando as lideranças comerciais e autoridades do bairro e arredores), de modo a debaterem viabilidades para o entorno do Estádio de São Januário e o bairro de São Cristóvão.

Foram entregues ao Sub Prefeito: um documento de 76 páginas, composto de matérias jornalísticas sobre o entorno de São Januário; Posicionamentos do Poder Público relativos àquela região; Demandas técnicas necessárias para viabilizar a acessibilidade e a mobilidade urbana naquela região, esquecida há mais de setenta anos pelo próprio poder público; Cópia da petição e protocolo de um abaixo-assinado eletrônico entregue em Outubro de 2012, reivindicando à Prefeitura do Rio de Janeiro a Revitalização do Entorno de São Januário (o GVRESJ, através deste documento, representa 10.313 assinaturas).

Na reunião lembramos a Prefeitura que até hoje não obtivemos uma resposta a respeito desta reivindicação.

Foi uma reunião pontual e conceitual para que o próprio Poder Público tenha a ciência das demandas necessárias, as quais virão a corrigir os quesitos de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, possibilitando abrir o potencial de investimentos habitacionais e comerciais nesta região.

Entre essas demandas está o cumprimento de um pré-requisito para posterior ampliação/modernização do Estádio de São Januário, pertencente ao nosso amado Club de Regatas Vasco da Gama, cuja tratativa desta ampliação foi iniciada pela diretoria anterior, em Agosto de 2020, e que será continuada pela nova administração, empossada em Janeiro deste ano.

Bons argumentos foram apresentados nesta reunião, onde a Prefeitura irá avaliar tais demandas e a reivindicação justa por parte do GVRESJ, cujo trabalho destes abnegados vascaínos completará dez anos de existência, neste ano de 2021.

Vale ressaltar que nas 3 últimas Diretorias do CRVG, o GVRESJ esteve sempre presente com as mesmas, apresentando este trabalho de excelência para o Vasco da Gama. Infelizmente somente a última administração conseguiu avançar um pouco nesta questão vital para o clube e para a região.

Após esta reunião, aumentamos a nossa convicção perante ao meio vascaíno de que este nobre propósito possa lograr êxito, visando o futuro do CRVG e desta região carente de investimentos públicos há sete décadas.

Ganharão os moradores locais, o Vasco da Gama, os trabalhadores que se movimentam nesta região e a Cidade do Rio de Janeiro, com esta revitalização reivindicada.

Como resultado prático desta reunião, o Sub Prefeito do Centro do Rio e do Bairro de São Cristóvão, Sr. Leonardo Pavão, nos posicionou a dificuldade financeira atual do Município e da época atual de exceção em virtude da Pandemia da Covid-19, mas mesmo assim irá apreciar o material deixado pelo GVRESJ, assim como os argumentos apresentados nesta reunião de modo a fazer uma profunda avaliação destas demandas, para posteriormente apresentar as mesmas ao Prefeito do Rio de Janeiro, Sr Eduardo Paes.

Afinal o Club de Regatas Vasco da Gama – CRVG é um "Ícone" local e tais esforços conjuntos, através de Vontade Política de ambas as partes, TRARÃO BENEFÍCIOS TAMBÉM CONJUNTOS a toda essa região.

Foi combinado com a Câmara de São Cristóvão que em breve a Prefeitura irá ouvir outras demandas necessárias ao Bairro Imperial de São Cristóvão com Moradores, Comerciantes, Autoridades da Região e os diversos ícones do Bairro em uma nova reunião a ser marcada em breve no próprio Bairro.

Concluindo, o Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de São Januário – GVRESJ, a convite da nova diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama – CRVG, se encontrarão em breve para uma reunião de modo a colaborar com a expertise deste propósito.



Fonte: Webvasco