Com polêmica, Conselho de Beneméritos do Vasco elege seu novo presidente nesta 6ª-feira das 10h às 16h
Sexta-feira, 29/01/2021 - 08:35
Ação na Justiça, simpatizantes de Jorge Salgado, apoiadores de Leven Siano... Pode até parecer, mas o assunto em questão não é a confusa eleição presidencial do Vasco e, sim, o último pleito interno que resta no clube e que, como não poderia deixar de ser, também já se tornou polêmico: a votação para a mesa diretora do Conselho de Beneméritos.

Quem está ao lado de Salgado entende que o órgão é o último passo para se dar um xeque-mate em "euriquistas" e "leven sianistas". Do outro lado da história, porém, a possibilidade de se ter o poder naquele colegiado é a chance de fincar uma resistência interna à nova diretoria. Com muita estratégia e ações estudadas, o pleito se tornou um verdadeiro jogo de xadrez.

Composto não só por beneméritos, mas também por grandes beneméritos, tal conselho, atualmente, possui mais integrantes ligados às ideologias de Eurico Miranda e que votaram na última eleição presidencial em Leven Siano.

O lado de Salgado tem consciência disso e sabe que não possui força para vencer a votação com uma chapa 100% sua. A solução, então, foi apoiar alguém que já esteve em diversos lados, mas que compareceu na posse da nova diretoria e sinalizou de uma forma a não dificultar os objetivos dos recém-empossados dirigentes: Antônio Peralta, considerado um dos "cardeais" do clube, e que em muitos momentos ajudou financeiramente o Vasco. Em contrapartida, o grupo do novo mandatário indicou um dos seus para ser vice: Eduardo Rebuzzi.

Na outra ponta, inicialmente quem acenava com a candidatura era o atual presidente do órgão, Silvio Godoi, antigo aliado de Eurico Miranda e que na última eleição apoiou Leven Siano. Ele, aliás, merece um capítulo à parte, que vem a seguir:

Mandato adiado, revogado e decisão por desistência

O início de toda polêmica aconteceu quando Silvio Godoi emitiu um comunicado informando, de forma unilateral, que estava prorrogando seu mandato e de toda a mesa diretora por 90 dias em função da pandemia do coronavírus. O dirigente alegava os riscos de exposição ao vírus em reunir os conselheiros, uma vez que há muitos com mais de 70 anos.

Veio, porém, a posse de Jorge Salgado, e o novo presidente da Diretoria Administrativa contra-atacou com uma solução que atendia a este problema: informou que o clube havia contratado a empresa "Tafner" para gerir a votação de maneira híbrida, possibilitando que os beneméritos pudessem escolher entre votar online ou presencialmente.

Na sequência, Godoi decidiu, então, revogar a prorrogação do mandato e convocar a eleição para hoje (29), só que no formato integralmente presencial, algo que causou revolta e a opinião de que ele teria sido incoerente em seus pensamentos.

A partir de então, o dirigente passou a ser muito pressionado. Primeiramente pelo seu próprio vice, José Luiz Moreira, que apoiou Salgado em sua posse e se apresentou como representante do Conselho de Beneméritos na sessão solene, já que Godoi não compareceu.

Na última quarta-feira (27), outro benemérito conhecido no Vasco — e que foi candidato à presidência do clube em 2017 — procurou o UOL Esporte para apresentar denúncias graves contra Godoi: Fernando Horta.

Ontem, então, o atual presidente dos beneméritos resolveu desistir da reeleição e propôs a Peralta um consenso para se chegar a um nome em comum, algo que até o fechamento da reportagem não aconteceu.

Ex-VP de Patrimônio surge como candidato

Ex-vice de Patrimônio tanto na gestão Eurico Miranda quanto na de Alexandre Campello, André Luiz Vieira se apresentou como um candidato da "renovação".

"É real a possibilidade da candidatura, mas estamos buscando o que é melhor para o Vasco, entendendo um consenso, a pacificação... E meu nome está a disposição para ser esse nome de renovação e de pacificação. Esse tem que ser o norte de todos os envolvidos. Largando as vaidades, não pensando em si e pensando no Vasco em primeiro lugar", declarou.

Seu vice na chapa será o ex-vice-presidente médico do clube na gestão Eurico Miranda, doutor Egas Manoel Fonseca.

Vice de Peralta não é bem visto pelo outro lado

A certa representatividade de Jorge Salgado na disputa está no nome de Eduardo Rebuzzi, colocado como vice de Peralta na candidatura. Ele, porém, não goza de simpatia de Godoi e seus aliados, algo que gerou o impasse.

Rebuzzi, por exemplo, foi o nome indicado por Julio Brant na disputa do Conselho Deliberativo de 2017, mas quem acabou vencendo a votação foi Roberto Monteiro, que ocupou o cargo até semana passada.

Reunião ontem tentou colocar nome em consenso

Silvio Godoi se reuniu ontem (28) com Jorge Salgado na tentativa de se chegar a um consenso e uma composição que agradasse à ambas as partes, porém não houve acordo. Segundo André Luiz Vieira, Peralta não quis abrir mão de sua candidatura:

"Doutor Silvio conduziu uma reunião com o presidente Jorge Salgado, tentou um nome de consenso, não teria a necessidade de eu ser o nome, mas infelizmente o Peralta não abre mão de ser o cabeça de chapa, o candidato, o que acabou sendo uma coisa intransponível. Eu abriria mão de ser candidato, mas o outro lado não abriu, foi intransigente nesse ponto, então não chegamos a um acordo. Tentamos ao máximo, conversamos sobre essa possibilidade de composição, mas não foi possível".

Ação para tornar eleição híbrida

Até o fechamento desta reportagem, a Justiça ainda não havia dado uma resposta à ação de Antônio Peralta, que exigiu que a votação de hoje do Conselho de Beneméritos aconteça de maneira híbrida, com a empresa Tafner gerindo o processo online.

Peralta se escora na alteração na Lei Pelé, que exige que as votações dos clubes garantam a possibilidade de votação virtual. Foi com ela, inclusive, que a Justiça aprovou a vitória de Jorge Salgado na eleição presidencial do Vasco no dia 14 de novembro, desconsiderando a que ocorreu no dia 7, em formato presencial, em São Januário.

O pleito dos beneméritos está inicialmente marcado das 10h às 16h de hoje.



Fonte: UOL