MP-RJ denuncia 21 integrantes de organizadas do Vasco por confusão no Aeroporto do Galeão em outubro de 2020
Terça-feira, 26/01/2021 - 03:50
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou 21 integrantes de torcidas organizadas do Vasco da Gama por uma confusão no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.

Foi na noite do dia 8 de outubro de 2020 que os membros das torcidas brigaram com outros torcedores do próprio clube, dentro do aeroporto.

O tumulto começou durante um suposto "protesto" contra o mau desempenho do time em campo. Mas para o MP, a pancadaria foi premeditada. Isso levou ao órgão a denunciar as 21 pessoas.

De acordo com a denúncia, os acusados foram até o terminal de forma planejada, e com a intenção de brigar com integrantes do grupo rival. A promotoria também cita uma disputa interna entre as duas torcidas. Isso teria motivado as cenas de violência naquela noite.

Nos vídeos entregues ao MP, obtidos pela GloboNews, é possível ver que um dos homens chega a arremessar um carrinho do aeroporto em direção a uma das vítimas. Na ocasião, duas pessoas ficaram feridas.

Agora, o MPRJ quer que o grupo responda por lesão corporal, promoção de tumulto e incitação à violência. Além disso, parte do grupo deve responder por associação criminosa.

Isso porque os investigadores apuraram que os torcedores organizaram, em redes sociais, outra confusão no mesmo dia. Os suspeitos teriam seguido para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para cercar e agredir torcedores do Flamengo.

Ao todo, 31 foram indiciados, mas o MP optou por denunciar 21 à Justiça. Desses, dois aceitaram um acordo com o MP para não responderem por incitação à violência e associação criminosa. Mesmo assim, eles responderão por lesão corporal.

Um terceiro torcedor que recebeu uma proposta não respondeu ao MP e acabou denunciado do mesmo jeito. O MP pediu à Justiça que às outras dez pessoas fosse aplicada uma multa.

Procurado pela produção da GloboNews, o Clube de Regatas Vasco da Gama informou que não iria comentar a denúncia.

Fonte: G1