Fifa testará substituição extra em caso de concussão
Sexta-feira, 08/01/2021 - 20:29
A Fifa confirmou nesta sexta-feira que testará no Mundial de Clubes, em fevereiro, as substituições extras em caso de concussões. Será a primeira vez que a entidade permitirá a medida em suas competições oficiais, depois de o assunto ser debatido junto à International Board - órgão que faz a curadoria das regras do futebol - ao longo do ano passado.

O protocolo para tais substituições foi aprovado pela IFAB em dezembro e será colocado em prática na competição, que será realizada no Catar, entre 1º e 11 de fevereiro. A Fifa indicou em seu comunicado que a medida pretende evitar duas concussões seguidas em um mesmo atleta, reduzir a pressão sobre a comissão técnica no momento da avaliação e "enviar uma mensagem forte de que, em caso de dúvida, o jogador deve ser tirado".

A medida é simples: caso um atleta sofra um choque de cabeça e seja constatado o risco de uma concussão, através dos testes realizados pelos médicos, sua equipe poderá fazer uma substituição extra - independentemente do número de trocas já realizadas ao longo da partida.

A Fifa confirmou, ainda, que serão permitidas cinco substituições por equipe em cada jogo - assim como vem ocorrendo em diversos torneios mundo afora. A alteração pontual na regra, gerada pela pandemia da Covid-19 e o calendário mais apertado, estará em vigor no Mundial de Clubes, cabendo aos técnicos fazerem as alterações em no máximo três pausas diferentes (além do intervalo).

As chaves do Mundial de Clubes serão definidas em sorteio a ser realizado no dia 19 de janeiro, quando se saberá em que lado cairão Ulsan (Coreia do Sul), Al Ahly (Egito) e Tigres (México) e o vencedor do confronto entre o Auckland City (Nova Zelândia) e o Al Duhail (Catar), que abrirá o torneio no dia 1º de fevereiro.

Resta apenas um participante a ser definido na competição: justamente o campeão da Copa Libertadores, que terá final realizada no dia 23 de janeiro, no Maracanã.

Veja os participantes confirmados no Mundial de Clubes:

- Bayern de Munique (Alemanha) - campeão da Europa
- Ulsan (Coreia do Sul) - campeão da Ásia
- Al Ahly (Egito) - campeão da África
- Tigres (México) - campeão das Américas Central e do Norte
- Auckland City (Nova Zelândia) - indicado da Oceania
- Al Duhail (Catar) - campeão nacional do Catar

Fonte: ge