Luxemburgo inicia 'campeonato de 12 jogos' pelo Vasco nesta 5ª-feira
Quinta-feira, 07/01/2021 - 09:51
Uma das características mais marcantes de Vanderlei Luxemburgo em sua primeira passagem como treinador do Vasco, em 2019, foi a capacidade de mexer com o psicológico do elenco no dia a dia dos treinamentos e também nas preleções motivacionais. Agora, em seu retorno, o experiente técnico demonstra que se utilizará do mesmo recurso e já tem até sua estratégia traçada: o "campeonato de 12 jogos".

Tal qual naquele período, Luxa foi contratado para tirar o Cruz-Maltino do que ele chama de "zona da confusão", oficialmente conhecida como zona de rebaixamento. Porém, ao invés de trabalhar com essas expressões, o comandante agora preferiu elaborar essa competição "imaginária", numa forma de motivar e tirar a pressão de cima dos jogadores. Ele também ainda não quer pensar numa renovação de contrato.

"Não dá para pensar para frente se tem 12 jogos para decidir sua vida. Então, estamos encarando isso como um campeonato de 12 jogos. Acabando esses 12 jogos, vamos pensar para frente. Qual o nosso objetivo? Um campeonato de 12 jogos para sermos campeões ou vice. Aí, sim, o Vasco, com certeza, estará na Primeira Divisão", disse em sua apresentação, dando a entender que uma possível tabela imaginária com os times que brigam contra a queda também será formulada.

O início deste "torneio" acontece hoje (7), às 21h, contra o Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly (GO).

No Campeonato Brasileiro "real", o Vasco está na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 28 pontos.

Próximos jogos vistos como fundamentais

Os próximos jogos reservarão confrontos diretos contra equipes que estão na parte inferior da tabela, algo visto como fundamental para as pretensões do Vasco de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro.

"Temos cinco jogos de confronto direto. Vamos pensar nisso, a nossa manutenção passa muito por esses jogos. Conversei com os jogadores, muitos me conheciam. Sabem como eu gosto das coisas", avaliou.

Discursos de Luxa caíram nas graças dos torcedores

Em sua primeira passagem como treinador do Vasco, em 2019, Luxa fez cair nas graças dos torcedores seus discursos sempre inflamados e motivacionais. Eles viralizaram em gravações feitas pela Vasco TV nos bastidores e nos vestiários dos jogos. Algumas falas, inclusive, acabaram sendo incorporadas pelos vascaínos nas redes sociais e foram lembradas tão logo foi anunciada sua contratação.

"Nas pesquisas no ano passado, os vascaínos falavam que eu era o único molambo que eles gostavam [termo pejorativo feito por rivais do Flamengo, clube de coração do técnico]. Eu tenho um carinho muito grande. Tem um problema muito grande esse ano: nós não temos o torcedor. Mas nós temos a mídia, torcedor do Vasco. Precisamos que vocês congestionem a mídia social. Se derem porrada na gente, deem ao contrário. Se só tiver pancadaria, não vai ajudar. Eles [torcedores] podem ajudar muito através da mídia social", disse Luxa.



Fonte: UOL