Campeões da Copa do Brasil Sub-20, Gabriel Pec, Riquelme, Caio Lopes, João Pedro e Laranjeira devem subir aos profissionais em definitivo
Segunda-feira, 04/01/2021 - 08:02
Era final de outubro, e as chances no time profissional haviam cessado. O começo do trabalho de um novo e estrangeiro técnico não indicava que o panorama iria mudar. Pec, então, tomou uma decisão: pediu para retornar ao sub-20 do Vasco.

A ideia era voltar a jogar, ganhar ritmo, aprimorar fundamentos, enfim, continuar em evolução. Pouco mais de dois meses depois, o meia de 19 anos virou destaque no inédito título da Copa do Brasil e puxa uma lista de atletas que deve ganhar chance com Vanderlei Luxemburgo.

Luxa está de volta a São Januário e, em uma das primeiras ações de dois dias de trabalho, enviou o auxiliar Maurício Copertino para observar a final com o Bahia - o empate em 3 a 3 garantiu o título após vitória por 2 a 1 em Salvador. Além de Pec, nomes como Riquelme, Caio Lopes, João Pedro e Laranjeira têm chance de serem analisados pelo treinador.

A base entra em recesso a partir desta terça-feira, e os atletas podem ganhar alguns dias de folga até serem chamados para treinar no CT do Almirante. Pec leva vantagem por ser bem conhecido por Luxa.

Foi Luxa quem o lançou no profissional em 2019. Na época, o técnico apostava na promessa. Abel Braga, Ramon Menezes e Ricardo Sá Pinto, os três treinadores seguintes, sempre falaram bem do jovem.

Ele, porém, nunca teve sequência e tampouco conseguiu repetir o bom desempenho da base no profissional. Mesmo que tenha sido titular em algumas ocasiões sob comando de Abel (deu passe ao primeiro gol de Cano, diante do Boavista pelo Carioca) e Ramon (foi titular nos resultados positivos que levaram o time à liderança do Brasileirão).

Na Copa do Brasil sub-20, Pec marcou dois gols - só perdeu a artilharia para Figueiredo e Marcos Dias. Na final, após linda jogada, na qual driblou dois marcadores, deu passe para Laranjeira abrir o placar.

O lateral-esquerdo Riquelme, outro que estava no profissional e se colocou à disposição para atuar na base, vive situação parecida: pode voltar ao grupo de cima. Ele marcou um gol na competição e, após ter sido relacionado aos jogos contra Santos e Atlhetico-PR, dos últimos de Sá Pinto, desceu para a final.

O volante Caio Lopes e os meias João Pedro e Laranjeira se despediram do sub-20 por estourarem a idade. O clube ainda não oficializou o futuro do trio, mas deve ser observado de perto por Luxa. Todos já passaram por período de treinos no profissional, mas apenas Caio e João foram relacionados a jogos do Carioca.



Fonte: ge