Zé Ricardo é o 'plano A' do Vasco após a saída de Ricardo Sá Pinto
Quarta-feira, 30/12/2020 - 08:16
Após a demissão do português Ricardo Sá Pinto, o Vasco voltou seus esforços para a reformulação de seu departamento de futebol no mercado da bola. Um nome saiu na frente para assumir o cargo de técnico: Zé Ricardo.

Além da saída de Sá Pinto, o presidente Alexandre Campello — em consenso com Jorge Salgado, que assumirá a presidência a partir de janeiro — acertou a chegada de Alexandre Pássaro, antes gerente-executivo do São Paulo, para substituir o diretor de futebol André Mazzuco. O advogado de 30 anos deve chegar ao Rio de Janeiro ainda este ano para participar das negociações.

Quem também está de saída do cargo junto com a gestão Campello é José Luís Moreira, o Zé do Táxi, atual vice de futebol do clube. Foi o dirigente quem apostou e bancou Ricardo Sá Pinto em sua passagem pelo Vasco, e a saída melancólica do português, considerado um "tiro n'água", jogou contra o veterano da política vascaína. O estrangeiro nunca foi unanimidade no clube. O novo presidente Jorge Salgado ainda não definiu nome para a pasta.

A diretoria, inclusive, já procurou Zé Ricardo e abriu negociação. O técnico, que recebeu bem a proposta, também é nome de consenso na transição de diretorias.

O difícil momento esportivo e financeiro faz o Cruz-Maltino ver com bons olhos uma opção mais conservadora: um treinador livre no mercado, dentro da realidade financeira do clube e que já conhece o ambiente em São Januário. O momento, internamente, não é visto como propício para apostas em estrangeiros, e com os cofres combalidos, não há chance de contratar algum profissional empregado.

O bom trabalho em 2017, quando tirou o Vasco da parte de baixo da tabela e classificou a equipe para a Libertadores, o credencia a ser uma espécie de "bombeiro" para 2021, quando a equipe tem 12 jogos para fugir da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Após demitir Ramon Menezes e Ricardo Sá Pinto, o clube é apenas o 17º colocado com 28 pontos.

Em sua primeira passagem pelo clube, Zé Ricardo comandou a equipe em 50 jogos, com 22 vitórias, 13 empates e 15 derrotas, com 52,6% de aproveitamento. O Vasco quer definir ainda em 2020 seu novo treinador para o fim de temporada.



Fonte: UOL