Beach Soccer: Conheça a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro 2020
Domingo, 15/11/2020 - 02:45
O Campeonato Brasileiro de Beach Soccer 2020 adulto masculino foi programado para ser a maior competição dessa modalidade já realizada no país, desde quando o esporte foi criado no início dos anos 90. Seriam cinco etapas, onde 15 equipes, de 11 Estados diferentes, brigariam pelo título e, consequentemente, a vaga na Libertadores de 2020. No entanto, com a pandemia da Covid-19 e o cancelamento de todos os eventos esportivos durante sete meses, a competição foi alterada para apenas duas etapas classificatórias e uma etapa final.

Nas duas primeiras etapas (fase classificatória), as 15 equipes foram separadas em dois grupos, divididos por região. O Grupo A com equipes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e o Grupo B com times de Norte e Nordeste.

No Grupo A, as sete equipes em disputa jogaram no sistema de pontos corrido, com todos se enfrentando. Já no Grupo B, os oito times foram separados em Chave I e Chave II, com todos se enfrentando dentro de cada chave. Os dois melhores avançaram para as semifinais, e os vencedores fizeram a final.

Os quatro melhores de cada grupo se classificaram para terceira e última etapa (final), onde serão distribuídos em mais dois grupos de quatro times cada, o C e o D, onde também jogarão entre si dentro do grupo. Os dois melhores avançam à semifinal, num modelo de cruzamento tradicional: 1º do Grupo C x 2º do Grupo D e 1º do Grupo D x 2º do Grupo C. Os clubes perdedores disputam o 3º lugar e os vencedores fazem a grande final.

INFORMAÇÕES GERAIS:
Etapas: 3 (2 na fase classificatória + 1 na fase final)
Times: 15 (de 11 Estados diferentes)
Sedes: 3 cidades (de 3 Estados diferentes)
Total de jogos: 53 (21 na 1ª etapa + 16 na 2ª etapa + 16 na etapa final)

Datas/Locais:
– 1ª etapa: 9 a 15 de março, em Anchieta-ES
– 2ª etapa: 26/10 a 1/11, em Recife-PE
– 3ª etapa (final): 16 a 22/11, no Rio de Janeiro-RJ

Times
Grupo A (Sul, Sudeste e Centro-Oeste)
– Anchieta-ES
– Botafogo-RJ
– Flamengo-RJ
– Luziânia-DF
– Rio Branco-PR
– São José-RS
– Vasco da Gama-RJ

Grupo B (Norte e Nordeste)
– América-RN
– Cabense-PE
– Confiança-SE
– Murici-AL
– Náutico-PE
– Sampaio Corrêa-MA
– Spost-PE
– Treze-PB

Premiações
– Todos os 15 clubes receberão premiação em dinheiro, com cotas diferentes de acordo com sua colocação final, sendo o campeão o com a maior cota.

– A equipe campeã será a representante do Brasil na Taça Libertadores Conmebol 2020.

Obs.: Caso o campeão brasileiro seja o Vasco da Gama, o segundo colocado fica com a vaga, pois o time cruzmaltino já tem a vaga garantida na Libertadores por ser o atual campeão.

Fonte: CBSB