Baixo aproveitamento dos reforços que chegaram após julho ajuda a explicar queda de rendimento do Vasco
Sexta-feira, 04/12/2020 - 14:11
No início de 2020, a diretoria do Vasco adotou um discurso claro no mercado da bola: faria contratações pontuais. Assim, o clube se reforçou apenas com Cano e Benítez, que rapidamente se firmaram entre os principais jogadores do time. No meio do ano, porém, a estratégia mudou.

Entre julho e novembro, chegaram 10 atletas a São Januário, e nenhum deles caiu nas graças da torcida. Foram dois zagueiros, um lateral-direito, um lateral-esquerdo, dois meio-campistas e quatro atacantes. Somados, esses jogadores disputaram 97 jogos pelo clube até agora, com apenas dois gols.

O baixo aproveitamento das contratações é decisivo para a queda brusca da equipe. Após bom início sob o comando de Ramon na volta do futebol, o Vasco venceu apenas dois dos últimos 19 jogos que disputou. Nesse período, o time caiu do 4º para o 17º lugar no Brasileiro. Além disso, foi eliminado da Copa do Brasil e da Sul-Americana.

Dos 10 jogadores que chegaram desde julho, um deles não está mais no clube. Contratado em agosto, o atacante Guilherme Parede disputou 13 jogos, quase todos como reserva, não fez gol e voltou ao Talleres, da Argentina, no início de novembro.

Veja a situação de cada jogador que chegou ao Vasco desde julho

- Marcelo Alves - Ex-Madureira, o zagueiro chegou no fim de julho e disputou oito jogos pelo Vasco. Não fez gol.

- Ygor Catatau - Também veio do Madureira no fim de julho. O atacante tem um gol em 14 partidas.

- Carlinhos - O meio-campista chegou a São Januário após passagem pelo Vitória de Setúbal, de Portugal. Disputou 20 jogos e não fez gol.

- Guilherme Parede - O atacante ficou apenas três meses em São Januário. Voltou ao Talleres após não fazer gol em 13 jogos.

- Neto Borges - Ex-Genk (Bélgica), o lateral-esquerdo se tornou titular nos últimos jogos, mas ainda não emplacou uma sequência de boas atuações. Entrou em campo 16 vezes e não fez gol.

- Leo Gil - Após passagem pelo Al Ittihad, da Arábia Saudita, o volante chegou ao Vasco cercado de expectativa. Começou bem pelo clube, mas caiu de produção nas últimas partidas. É titular do time. Não fez gol em 11 jogos.

- Toko Filipe - O desconhecido atacante angolano de 21 anos, que atuava na Terceira Divisão de Portugal, ainda não estreou pelo clube.

- Léo Matos - Ex-PAOK (Grécia), chegou ao Vasco para resolver o problema da lateral direita. Fez gol logo na estreia, contra o Goiás, mas caiu de rendimento e acabou barrado diante do Defensa y Justicia. Fez seis jogos até agora.

- Gustavo Torres - O atacante colombiano, que atuava no Atlético Nacional, conquistou espaço na equipe em razão da sua velocidade. Mas seu aproveitamento nas finalizações é muito baixo. Perdeu duas chances incríveis no confronto com o Defensa y Justicia. Ainda não marcou gol em sete jogos.

- Jadson - Ex-Portimonense, o zagueiro chegou no início de novembro e disputou apenas dois jogos até agora. Indicado por Sá Pinto, falhou feio no gol de empate do São Paulo na partida do dia 22 de novembro.



Fonte: ge