Vitória contra o Ceará no 1º turno levou o Vasco à liderança do Brasileiro
Sábado, 28/11/2020 - 19:37
No dia 20 de agosto, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco venceu o Ceará e assumiu a liderança do torneio, no melhor momento do time sob o comando do ex-técnico Ramon Menezes. Um pouco mais de três meses depois, o Gigante da Colina vai reencontrar o rival, nesta segunda-feira, às 18h, em São Januário. Agora, no entanto, a situação é bem diferente. A luta do Vasco é para sair do Z4.

Muita coisa mudou no Vasco em relação ao triunfo por 3 a 0 no Castelão. Na ocasião, sob o comando de Ramon Menezes, o Gigante da Colina era pura empolgação. O treinador foi demitido em outubro e deu lugar a Ricardo Sá Pinto. O técnico português, no momento, está em isolamento, após testar positivo para a covid-19.

As mudanças também são notadas em campo. No duelo pelo segundo turno, o Vasco terá atletas que ainda não faziam parte do elenco naquele 20 de agosto, em especial o lateral-direito Léo Matos, o volante Leonardo Gil e o atacante Gustavo Torres, que ganharam mais destaque nos últimos jogos.

Vasco enfrenta rival direto na luta contra o Z4

Se voltar a vencer o Ceará, o Vasco deixará a zona de rebaixamento. O Gigante da Colina, atual 17ª colocado, tem dois pontos a menos em relação ao rival. O Gigante da Colina pode se inspirar no retrospecto contra os times que lutam contra o Z4.

O cenário atual mostra Goiás, Botafogo, Coritiba, Sport, Ceará, Bragantino e Atlético-GO como rivais do Vasco na luta contra a degola. O retrospecto contra estes sete times, até aqui, é positivo. O Gigante da Colina somou 14 pontos em 24 disputados, aproveitamento de 58,3%. No geral, o aproveitamento do clube carioca no Brasileiro está em 38,1%.

O Vasco venceu o Sport duas vezes, ganhou do Ceará e do Botafogo. O Gigante da Colina empatou com Bragantino e com Goiás e perdeu para Atlético-GO e Coritiba.

Com 24 pontos em 21 jogos disputados, o Vasco está na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Gazeta Esportiva