Rodada do Brasileiro terá bola com logo da campanha da CBF pelo Novembro Azul
Sábado, 28/11/2020 - 17:41
O Novembro Azul vai entrar em campo com o Brasileirão Assaí. Nas partidas realizadas nesta semana, a competição contará com bolas especiais com a logomarca da campanha. A Nike Merlin, bola oficial do campeonato, carregará a logomarca da campanha, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A versão especial da Nike Merlin estará presente nas partidas do Brasileirão que serão disputadas nos dias 28 (sábado) e 30 de novembro (segunda-feira). Confira a programação de partidas que contarão com a bola Nike Merlin do Novembro Azul:

Santos x Sport
Palmeiras x Athletico
Bahia x São Paulo
Atlético-GO x Internacional
Vasco x Ceará
Fluminense x Red Bull Bragantino
Grêmio x Goiás

Saiba mais sobre o câncer de próstata (INCA)

Sobre o Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha global de conscientização e combate ao câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que aproximadamente 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O câncer de próstata pode ser identificado com a combinação de dois exames. O de dosagem PSA, que se trata de um exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico; e o toque retal, que permite ao médico perceber possíveis nódulos e tecidos endurecidos, que representam um estágio inicial da doença.

Alguns sintomas podem indicar a presença do câncer de próstata, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. Caso apareçam, um médico deve ser procurado para uma análise mais detalhada. O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental e traz melhores resultados no tratamento a este tipo de câncer.



Fonte: CBF