Preparador físico Miguel Moreira fala sobre a semana de treinos do Vasco
Sábado, 14/11/2020 - 00:48
Terminada a preparação para a partida diante do Sport, neste sábado (14/11), às 16h30 na Ilha do Retiro. A equipe teve a semana cheia para treinar e focar nesse confronto. Miguel Moreira, preparador físico veio pro Vasco junto com a equipe de Ricardo Sá Pinto, treinador do Cruzmaltino. Miguel explicou como funciona a metodologia de trabalho deles e revelou que o objetivo é poder contar com todos os jogadores 100% fisicamente.

– A maior preocupação nossa nesse momento foi, montar uma equipe que o treinador queria para implantar uma ideia de jogo. A carga física normalmente está relacionada a ideia de jogo do nosso treinador. É uma proposta de muita intensidade, pressão, com grandes duelos. Então o nosso principal foco neste momento, é ter uma intensidade competitiva muito grande e ao mesmo tempo conseguirmos recuperar os atletas, para aquilo que exige a intensidade competitiva. Além disso, temos um desgaste com viagens com tempo de voo elevado, como foi na Sul-Americana. Nosso objetivo é poder contar com todos os jogadores bem fisicamente, sempre pensando no próximo jogo – disse o preparador físico.

Recém chegado ao clube, junto com o resto da comissão técnica, Miguel Moreira vem se adaptando ao futebol brasileiro. O preparador revelou que o foco da equipe é implantar melhorias nos atletas o quanto antes possível e celebrou a semana cheia para trabalhar.

– Nesta altura, temos que aproveitar todos os dias para trabalhar duro. Como foi nessa semana, que tivemos todos os dias para treinar e nos possibilitou implantar ainda mais nossas ideias. Nosso foco não é apenas no período de recuperação dos atletas, é também o fato de podermos implantar mais melhorias para os nossos atletas. O mais importante é poder montar o jogador, para que ele tenha ferramentas para recuperar o mais rápido possível sua forma física, isso se deve muito a nossa forma de jogo – falou Miguel Moreira.

Acostumado com a intensidade do futebol europeu, o preparador físico revelou algumas diferenças que ele notou no estilo de futebol brasileiro. Miguel falou ainda que a adaptação dos atletas ao estilo de trabalho tanto técnico, quanto físico é muito importante e disse que é a adaptação física geralmente é um pouca mais demorada.

– De uma maneira geral, aquilo que eu encontrei aqui é o seguinte. Os atletas não jogam com tanta intensidade, como quando jogávamos na Europa, tem uma necessidade maior de recuperar os esforços, causados pela alta intensidade. A adaptação é sempre uma questão muito importante, porque não podemos pensar em começar um trabalho no começo de uma semana, se os jogadores não tiverem melhoras físicas. Essa adaptação física é realmente um pouco mais demorada, algo em torno de 4 a 6 semanas, até que começamos a ver as primeiras adaptações dos atletas.



Fonte: Site oficial do Vasco