Alex Teixeira marca na final e conquista o título do Campeonato Chinês
Quinta-feira, 12/11/2020 - 14:11
Chegou ao fim a temporada do primeiro campeonato nacional atingido pela pandemia do covid-19, ainda no início do ano. O Jiangsu Suning conquistou nesta quinta-feira o título do Campeonato Chinês ao derrotar o Guangzhou Evergrande por 2 a 1, na final, fora de casa. No jogo de ida, as equipes tinham empatado sem gols.

O atacante catarinense naturalizado italiano Éder, ex-Criciúma, Sampdoria e Internazionale, e o carioca Alex Teixeira, ex-Vasco e Shakhtar Donetsk, o marcaram para o Jiangsu, aos 48 minutos do primeiro tempo e aos dois do segundo, respectivamente - Wei Shihao diminuiu, aos 16. O campeão chinês também tem como titular o zagueiro Miranda, ex-São Paulo, Atlético de Madrid e Internazionale.

Do outro lado, saíram derrotados cinco jogadores nascidos no país: o volante Paulinho, ex-Corinthians, o meia Anderson Talisca, ex-Bahia, e os atacantes que se naturalizaram chineses Fernandinho, ex-Flamengo, Elkeson, ex-Botafogo e Vitória, e Aloísio, ex-São Paulo. Todos sob o comando do técnico Fabio Cannavaro, campeão mundial da Copa de 2006 pela Azzurra.

A partida começou sem grandes chances para os dois lados, apesar das duas equipes terem jogado bem. Aos 45, He Chao foi expulso depois de parar com falta uma jogada ofensiva de Alex Teixeira. Éder cobrou a falta, nos acréscimos, e abriu o placar para o Jiangsu.

O Campeonato Chinês precisou alterar seu formato em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. Teve o início adiado ainda em fevereiro e só começou em julho. Em vez de pontos corridos em turno e returno, os 16 times foram divididos em dois grupos, com disputa posterior de quartas, semifinais e final.

O artilheiro ao fim da temporada foi o atacante Cédric Bakambu, da República Democrática do Congo. Fez 14 gols pelo Beijing Guoan, terceiro colocado do Chinês. Paulinho ficou em segundo na estatística, com 12.



Fonte: ge