Caso seja realizada, eleição online do Vasco no dia 14/11 pode ter somente um candidato
Terça-feira, 10/11/2020 - 09:13
A confusão foi armada e está longe de acabar. Após a eleição do último sábado (7) ter tido o resultado suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), as chapas e os atores políticos do Vasco se movimentam para os próximos passos nos bastidores. O novo pleito, que está marcado para o sábado (14), de maneira integralmente on-line, poderá até chegar a situação de ter apenas um candidato — em um cenário mais radical — caso a votação seja confirmada. Entenda:

Possibilidade de retiradas de candidaturas

Candidato da chapa "Somamos", Leven Siano, por exemplo, afirmou novamente ontem (9), em entrevista coletiva, que não participará de uma nova disputa caso a decisão seja mantida pelo STJ. Ele foi o que teve mais votos na apuração feita após a liminar, e que não contou com fiscais das chapas de Alexandre Campello, Julio Brant e Jorge Salgado.

Leven, inclusive, busca recorrer à Justiça para ser reconhecido como novo presidente. Ele acusa erro jurídico e intervenção política por parte do Superior Tribunal de Justiça.

Sérgio Frias, candidato da "Aqui é Vasco" e que ficou em quinto na apuração extraoficial, deixou claro que só irá participar novamente se Leven Siano também for.

"A chapa Aqui é Vasco só participará de novo pleito se a chapa vencedora do pleito do último sábado resolver fazer parte de um próximo, pois entendemos que tal chapa é a vencedora das eleições ocorridas no Club de Regatas Vasco da Gama em 2020, conforme vontade do quadro social e aceitação da maioria esmagadora da torcida vascaína", declarou Frias ao UOL Esporte.

Campello, por sua vez, ainda não se posicionou oficialmente. O atual mandatário do clube, que ficou em quarto na apuração extraoficial, convocou uma entrevista coletiva para hoje (10), às 10h, em São Januário.

O que se sabe, até o momento, é que ele irá cumprir a decisão judicial, mas não quer que a eleição seja gerida pela empresa "Eleja Online", preferida do presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, o Mussa.

Não está descartada a possibilidade de Campello retirar sua candidatura e apoiar Jorge Salgado, com quem seu reuniu ontem pessoalmente em São Januário para tratar do pleito sub judice e os próximos passos. Mussa também foi convidado, mas não compareceu.

Brant e Salgado irão se unir?

O cenário mais radical de apenas um candidato, então, se formará caso Leven, Frias e Campello não participem e Jorge Salgado e Julio Brant resolvam se unir. Nesta pouco provável situação, Salgado venceria por aclamação e ocuparia todas as cadeiras reservadas aos eleitos no Conselho Deliberativo.

A possibilidade de união é considerada desde o pleito do último sábado, quando as duas chapas chegaram a conversar sobre o tema pessoalmente, mas não tiveram um consenso. E agora ganhou ainda mais força por parte de alguns simpatizantes delas após Leven Siano demonstrar que tem muitos votos.

A aliança, porém, não é considerada fácil. Correntes dos dois grupos, por exemplo, avaliam que numa eventual eleição on-line, eles crescerão na votação, principalmente entre os sócios off-Rio, e que isso pode possibilitar a chance de uma "dobradinha" da Mais Vasco e da Sempre Vasco nos dois primeiros lugares, o que aniquilaria a chapa de Leven Siano até mesmo das cadeiras no Conselho Deliberativo.

Mais Vasco e Sempre Vasco não acreditam em desistência de Leven

Outra questão que tem norteado as conversas internas das chapas de Jorge Salgado e Julio Brant é o posicionamento de Leven Siano. Tanto a Mais Vasco (Salgado) quanto a Sempre Vasco (Brant) não acreditam que o candidato da chapa Somamos irá cumprir sua palavra de não disputar outra eleição caso ela seja mantida para o dia 14.

Tal avaliação, inclusive, é um ponto que tem pesado bastante na questão da sugestão de aliança. Alguns creem que Leven já faz seus cálculos para uma possível disputa on-line entre os sócios.

Durante a entrevista coletiva que concedeu ontem (9) em seu escritório, porém, o candidato da Somamos manteve seu discurso, mas topou desconsiderar os votos ocorridos após a liminar que suspendeu a eleição e propôs um desafio aos outros candidatos em tom de provocação:

"Pode abrir o clube para 1 hora e 25 minutos, que foi o tempo restante após a liminar. Essa eu aceito e irei golear eles novamente."

Enquanto as situações não se definem, Julio Brant convocou uma coletiva para hoje (10), às 15h30, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro).



Fonte: UOL