Confira os possíveis próximos passos do confuso processo eleitoral do Vasco
Domingo, 08/11/2020 - 06:37
Em um sábado completamente insano, que se estendeu para a madrugada de domingo, a eleição do Vasco foi suspensa pela Justiça, mas as cenas dos próximos capítulos já estão ensaiadas e prometem continuar agitadas nesta semana.

No decorrer da madrugada deste domingo (8), por exemplo, a mesa diretora e os integrantes das chapas Somamos e Aqui é Vasco decidiram por abrir as urnas e fazer a contagem dos votos mesmo com a decisão judicial. Na apuração, o candidato Leven Siano somou mais cédulas, com Jorge Salgado em segundo, Julio Brant em terceiro, Alexandre Campello em quarto e Sérgio Frias em quinto.

As chapas No Rumo Certo (Campello), Mais Vasco (Salgado) e Sempre Vasco (Brant) não quiseram participar da retomada dos votos - após a suspensão do pleito - e nem da contagem, pois interpretaram que a eleição não tinha mais validade.

Vencedor, Leven Siano afirmou que buscará derrubar tal liminar e legitimar sua vitória amanhã na Justiça.

Interpretações jurídicas diferentes

A suspensão da Justiça causou interpretações jurídicas distintas. Presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, o Mussa, acredita que, com a decisão, sua antiga liminar que havia obtido volta a valer, o que o motivou a soltar uma nota oficial informando que conversará com os candidatos para realizar uma nova eleição no próximo sábado (14) de maneira 100% online.

Já os atores políticos que permaneceram no ginásio de São Januário após a suspensão entendem que a liminar não decidiu sobre o formato do novo pleito, apenas sobre seu adiamento para o dia 14 de novembro.

Pressão por aliança entre Brant e Salgado

Enquanto não há uma mudança de cenário na Justiça, alguns simpatizantes das chapas de Jorge Salgado e Julio Brant pressionam para que as chapas formem uma aliança para vencer a eleição dia 14.

Para muitos, há uma análise de que somente com esta conjectura o candidato Leven Siano poderá ser derrotado.

Tal aliança, inclusive, tentou ser costurada durante a votação de ontem por parte de algumas lideranças dos grupos, mas nenhum dos dois lados quis ceder.

Urnas foram lacradas

Após serem abertas para a contagem, as urnas tiveram os votos repostos e foram lacradas. Explica-se: a mesa diretora ainda aguarda uma resposta do plantão judiciário sobre o pedido para que elas sejam acauteladas. Caso a Justiça aceite a solicitação, elas serão enviadas para a guarda do tribunal e posterior averiguação.



Fonte: UOL