Jorge Salgado, da chapa Mais Vasco, fala sobre suas propostas para o clube
Sábado, 07/11/2020 - 05:53
Dentro de campo, o Vasco faz uma campanha irregular na temporada 2020. Fora dele, os bastidores estão movimentados: o clube vive clima de eleição e deve definir seu presidente neste sábado (7/11). Alexandre Campello tenta a reeleição e disputará o pleito com o empresário Jorge Salgado, Júlio Brant, Luiz Roberto Leven Siano e Sérgio Frias.

Brasília é um conhecido reduto de vascaínos e o Metrópoles conversou com um dos cotados à vaga. Conheça Jorge Salgado, da chapa Mais Vasco, e saiba um pouco mais sobre suas propostas para o clube.

O candidato à presidência do Vasco é empresário, tem 73 anos e tem um currículo no futebol. Salgado foi vice-presidente de finanças do Vasco e diretor de seleções da CBF. Tem no clube carioca os títulos de campeão estadual e campeão brasileiro. Jorge Salgado esteve na gestão de Antônio Calçada e Eurico Miranda.

É a segunda vez que o presidenciável se candidata à vaga. Em 1997 ele também concorreu ao posto. "Passei muito tempo acompanhando o Vasco de fora e assisti nos últimos vinte anos um processo de decadência enorme. O Vasco era a quarta ou quinta maior potência do futebol brasileiro e hoje é a 12ª força. Tudo isso me angustiava. Estava de fora e não podia fazer nada. Eu esperava por uma oportunidade para voltar e ela apareceu", conta, sobre a nova tentativa de virar presidente do Vasco.

Salgado obteve apoio de ex-aliados da "Sempre Vasco" como Roberto Osório, ex-deputado estadual do Rio de Janeiro. O empresário defendia que a eleição fosse feita de forma híbrida, ou seja, não somente presencial. "Desde o início a nossa chapa defendeu a eleição híbrida: você pode votar remotamente, virtualmente, se você está fora do Rio ou tem algum problema, não quer participar de aglomeração. Essa pessoa pode votar pela internet, remotamente. E aquelas pessoas que entendem que o dia de eleição é dia de festa, de comemoração, elas podem comparecer a São Januário para votar. Essa forma abrange tanto quem não quer ir como quem quem votar presencialmente", explica.

Porém, a eleição será feita apenas de forma presencial. O desembargador Camilo Ribeiro derrubou nessa sexta-feira (6/11) uma liminar que determinava que a eleição, que seria realizada apenas no dia 14, fosse on-line.

O candidato apresentou suas propostas em relação a infraestrutura e finanças do clube. Salgado diz que pretende finalizar projetos que estão andamento no Vasco, como: CT do time profissional e sub-20, que já foi inaugurado; CT da base e do futebol feminino, cujas obras já começaram e a intenção é terminar durante o mandato; revitalização do estádio de São Januário, que está prestes a completar 100 anos.

Nas propostas para melhorar as finanças da equipe estão: reduzir endividamento do clube, fazer captação de recursos em um valor aproximado de R$ 70 milhões para gerar folga de caixa que vai permitir quitação de salários atrasados e dívidas; acordo com o imposto de renda para recuperar certidão que propiciará captação de recursos através de lei de incentivo fiscal para financiar projetos olímpicos.

As propostas para melhorar a saúde financeira do clube incluem ainda uma nova captação de recursos no segundo semestre do mandato para atacar a dívida do time.

O presidenciável apresentou suas propostas para melhoria da equipe dentro das quatro linhas. "Nos últimos anos, a média de classificação do Vasco em Campeonatos Brasileiros foi de 12º lugar. O Vasco passou a entrar para competir, e não para brigar por título ou Libertadores da América. Temos que trabalhar para ter um objetivo diferente dentro de campo. Vamos fortalecer o futebol, implementando uma política de futebol mais eficiente, gastando melhor os recursos do futebol, contratando menos mas com qualidade", diz.

Salgado entende que o time profissional precisa de uma economia de verba. "Precisamos fortalecer o time. O primeiro passo é economizar. Temos jogadores demais. Atualmente contamos com cerca de 50 atletas. Temos um plantel inchado, toda hora tem jogador chegando. A intenção é reduzir o elenco para cerca de 30 jogadores e investir o que economizarmos em contratações pontuais", afirma.

Salgado finaliza mandando um recado para a torcida vascaína, não só do Rio de Janeiro, mas em outros cantos do país, como em Brasília. "O torcedor vascaíno pode esperar muito trabalho, muita dedicação, muito foco e resultado. Temos um programa de trabalho. O que posso passar é que vamos trabalhar muito, queremos devolver o Vasco para o lugar onde ele sempre esteve, que é pra disputar títulos. Contamos com essa torcida imensa que nós temos espalhada pelo Brasil, aí em Brasília, vamos ampliar nossa torcida aí", afirmou.

A eleição acontece neste sábado (7/11), na sede do clube, em São Januário, de 9h as 22h. A apuração começará logo após o término do pleito. Para acompanhar as propostas de Jorge Salgado, acesse o site da chapa Mais Vasco.



Fonte: Metrópoles