Vinícius é destaque em série de reportagens sobre jovens talentos do futebol brasileiro
Quarta-feira, 14/10/2020 - 02:48
Série XG Football Data Intelligence 10 Jovens Talentos Do Futebol Brasileiro: Vinícius Paiva

Com o destaque obtido pela categoria sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior disputada no início deste ano, o extremo Vinícius Paiva foi imediatamente promovido ao grupo principal do Vasco. Ele entrou em campo aos 19min do 2ª tempo, na vitória de 1 a 0 sobre o Boavista pelo Campeonato Carioca, apenas oito dias após o término de sua participação na competição de base.

Entre o final de setembro e o início de outubro, Vinícius Paiva deixou de ser opção frequente no banco de reservas para abrir uma sequência de jogos como titular, pela ponta-direita. O extremo vascaíno, de 19 anos, é o personagem da série de artigos da xG Football Data Intelligence sobre talentos do futebol brasileiro.

Vinícius Paiva combina características fundamentadas em sua habilidade: arrisca jogadas individuais com dribles ou conduções em velocidade, mas também cria oportunidades de gol servindo aos companheiros passes e cruzamentos decisivos.

Atento às boas atuações da joia, o Vasco renovou em julho seu contrato, agora válido até 2024, com aumento salarial e de multa rescisória. As métricas elaboradas pela xG Football Data Intelligence para avaliar desempenho ajudam a dissecar o estilo e as virtudes do jogador, a partir de dados das partidas disputadas pelo Campeonato Brasileiro sub-20.

Como era de se esperar, o indicador de performance mais destacado é a Vitória Pessoal, com 5,6 dribles certos, contra 2,36 de Valor Médio da Posição no Campeonato (VMPC) – mais que o dobro, portanto. Além da técnica para controlar a bola, Vinícius também utiliza a velocidade para alcançar 74% de Progressão em Condução, muito acima dos 45% de média dos demais extremos comparados.

Em geral, as jogadas individuais culminam em criação de oportunidades para os companheiros. O indicador de Eficiência em Assistências de Vinícius é 0,75, superior aos 0,55 de VMPC. E na xGChain, métrica desenvolvida para calcular a influência do jogador sobre a criação de finalizações, ele fica acima da média (0,14 a 0,11).

Além das assistências e passes decisivos ele também se envolve na preparação, com 0,28 no indicador de Penúltimo Passe, contra 0,23 do VMPC. A objetividade das tomadas de decisão de Vinícius se revela ainda na grande quantidade de passes para a frente – 81%, volume alto se considerarmos que ele atua adiantado no campo, próximo à área adversária.

Mesmo com as oscilações da equipe no Brasileirão, resultando inclusive em recentes dispensas na comissão técnica, Vinícius Paiva apresenta condições de manter o bom desempenho individual e contribuir para a recuperação coletiva.



Fonte: XG