Calendário da Copa Sul-Americana 2021 obrigará CBF a mudar datas da Copa do Brasil
Terça-feira, 06/10/2020 - 03:14
O novo calendário da Copa Sul-Americana, que a partir de 2021 terá uma fase de grupos, vai colidir com as fases preliminares da Copa do Brasil e obrigar a CBF a fazer alteração em datas ou no regulamento de seu torneio mata-mata.

Os seis times brasileiros que participam desde o início da Sul-Americana (via classificação final do Brasileirão) também disputam a Copa do Brasil a partir da primeira fase, diferente dos sete (ou oito, como em 2020 porque o Flamengo é o atual campeão) clubes que estão na Libertadores, que só entram na Copa do Brasil a partir das oitavas de final. Isso terá que ter algum ajuste e a direção da CBF avalia o que fazer.

Na sexta (2), a Conmebol divulgou seu calendário para 2021 com a novidade de que a Sul-Americana terá uma fase de grupos, com 32 times divididos em oito chaves de quatro times, com pelo menos seis brasileiros (pode aumentar se alguma equipe cair na terceira fase da Libertadores).

Pelas datas divulgadas pela confederação sul-americana, essa etapa será disputada ininterruptamente nos meios de semana de 21 de abril a 26 de maio, em paralelo à etapa de grupos da Libertadores. No calendário apresentado pela CBF em agosto, a terceira e quarta fases (quatro datas) da Copa do Brasil serão realizadas respectivamente nos meios de semana de 28 de abril e 5,12 e 19 de maio, ou seja, coincidindo com a Sul-Americana.

Os seis times brasileiros que estiveram no torneio da Conmebol não terão como jogar a Copa do Brasil nessas datas, claro se tiverem avançado das duas etapa anteriores. O que pode ser feito?

1) Mudança de calendário, alterando as datas da Copa do Brasil para não coincidir com a Sul-Americana. Olhando o cronograma da CBF há alguma margem para isso, nem se for preciso jogar para a frente a final da competição, marcada para 27 de outubro.

2) Mudança no regulamento. Hoje, a CBF classifica diretamente para as oitavas de final 11 times: todos os que estiverem na Libertadores (normalmente sete, mas que vira oito se o brasileiro é o atual campeão da América), os vencedores da Copa do Nordeste e da Copa Verde do ano anterior e o atual detentor da taça da Série B.

Uma possibilidade é a CBF mudar esse critério e incluir nessa lista os times da Sul-Americana, tirando vagas diretas dos campeões dos regionais e da Segunda Divisão e ajustando o número de classificados da quarta fase. Isso, porém, não agrada o comando da confederação brasileira.

Uma decisão deve ser tomada nos próximos dias.

Fonte: Blog do Marcel Rizzo - UOL