Com Campello e Carlos Germano, primeira Capitania Vascaína é inaugurada em Brusque
Sábado, 03/10/2020 - 04:25
Dezenas de vascaínos se reuniram na rua Desembargador Érico Torres, no bairro São Luiz, para acompanhar de perto a inauguração da primeira Capitania do Club de Regatas Vasco da Gama, um projeto oficial. A União Vasbrusque foi a torcida fundadora, capitaneada pelo torcedor Marcolan Batista.

Além da presença do presidente cruzmaltino, Alexandre Campello, os torcedores foram surpreendidos com a presença do ídolo Carlos Germano, goleiro que jogou no clube de 1990 a 1999. Conquistou, entre outros títulos, a Copa Libertadores de 1998 e o Campeonato Brasileiro de 1997. Os vascaínos aproveitaram para fazer uma sessão de fotos.

A apresentação e inauguração do Bar do Vasco, transmitida ao vivo pela VascoTV, contou com fogos de artifício e o tradicional grito de "casaca", puxado por Alexandre Campello. Foi servido um churrasco para a inauguração. Até mesmo vascaínos de Blumenau e Joinville foram ao evento.

Campello e Germano também foram presenteados com novas camisas da União Vasbrusque, inspiradas no uniforme de 1988, ano de título carioca com um histórico gol de Cocada sobre o Flamengo. Nessa partida ele entrou aos 41 minutos, fez o gol da vitória aos 44 e foi expulso aos 45.

O espaço conta com serviços de bar e cozinha e estará aberto para os torcedores acompanharem jogos do time do coração, uma hora antes de cada partida. O Bar do Vasco deve estar aberto também às quintas-feiras e no final de semana.

"Somos vascaínos que se juntam para fazer os jogos, e principalmente para fazer algumas ações sociais. Fizemos o Natal Solidário no bairro Steffen, atendendo 350 crianças, campanha do agasalho com mais de 1 mil peças de roupa. Já arrecadamos 1,5 mil quilos de alimentos. O grupo leva o nome do Vasco à comunidade. E era nosso sonho ter uma sede para reunir nosso pessoal", comenta Batista.

"É uma ação planejada já há muito tempo, mas esta gestão colocou de pé. É um reconhecimento à torcida vascaína de fora do Rio de Janeiro. Cerca de 70% dos nossos torcedores são de fora do Rio e Santa Catarina é um dos estados com mais vascaínos, e especialmente Brusque. E é um passo na aproximação dos nossos torcedores", afirma Campello.

Palavra do ídolo

"Foi muito gratificante poder fazer a abertura da casa, que tá maravilhosa. Já era para eu ter vindo a Brusque antes, o Marcolan já havia feito este convite para mim e para o Sorato [ídolo do Vasco, autor do gol do título Brasileiro de 1989], mas com os problemas da pandemia, não deu certo. Estou feliz da vida. Porque o Vasco é espalhado pelo Brasil afora. Até fora do país. Para nós, que somos vascaínos, não tem coisa melhor. Esta é uma das metas do Vasco", relata Carlos Germano. O atual preparador de goleiros do clube afirmou ainda que deve voltar em fevereiro, após o fim da temporada, em um encontro de torcedores e ex-jogadores.

Capitania

O projeto de Capitanias Vascaínas tem o objetivo de aproximar torcedores do Vasco de fora do Rio de Janeiro com o clube. Cada Capitania deve ser formada por, no mínimo, 30 sócios adimplentes do Clube, e será comandada pelo chamado "capitão".

A cada dois anos, haverá uma eleição entre os sócios de cada capitania para eleger seu Capitão, que poderá se manter como líder por até dois mandatos consecutivos. A sede precisa ser de um município fora da região metropolitana do Rio de Janeiro, com espaço suficiente para reunir o número de membros e agregados de forma confortável e segura. Além disso, o local deve possuir TV ou telão e assinatura de canal pay-per-view com acesso aos jogos de futebol profissional e preferencialmente de outros esportes de expressão do Vasco.



Fonte: O Município