Vasco vai ao mercado por reforços estrangeiros e quer repetir o 'efeito Guarín'
Sexta-feira, 02/10/2020 - 10:41
De olho no mercado da bola para reforçar o elenco à disposição do técnico Ramon Menezes, o Vasco busca repetir, pouco mais de um ano depois, o 'efeito Guarín'. A diretoria tem conversas pelo lateral equatoriano Antonio Valencia e o meia-atacante ganês Latif Blessing.

Enquanto as negociações caminham, o Cruz-Maltino analisa as possibilidades para driblar as dificuldades financeiras. Até por conta disso, a situação por Valencia, de 35 anos, se torna mais fácil, uma vez que ele está sem clube no momento.

A ideia da cúpula é suprir as carências e dar um pouco mais de experiência ao grupo. Ramon admitiu que o Vasco olha novos nomes e fez elogios aos dois atletas, mas preferiu enaltecer o atual plantel.

"O Vasco está muito atento ao mercado. Sabemos da dificuldade financeira e da dificuldade para se contratar. Eu não gosto de falar sobre atletas enquanto não estiver tudo ok. Mas são dois bons jogadores, e a carreira deles fala por si só. Mas, nesse momento, vamos focar no grupo. É uma coisa muito interna nossa", disse o treinador, em entrevista coletiva.

Contratações passam a ser possíveis com um alívio que o clube teve na folha salarial com recentes saídas. A despedida mais sentida, porém, foi justamente a do colombiano Fredy Guarín, que deu adeus após passar por problemas pessoais.

Livre no mercado e com um "currículo internacional", o volante chegou a São Januário em setembro do ano passado, aos 33 anos. Ele logo conseguiu se encaixar no esquema tático do então técnico Vanderlei Luxemburgo e não demorou para cair nas graças da torcida, se tornando xodó — ganhou música e fez até uma tatuagem em homenagem ao clube.

A força da arquibancada, inclusive, pesou para a escolha do jogador em renovar, em fevereiro deste ano. Durante a pandemia do coronavírus, porém, Guarín atravessou um momento mais complicado com assuntos familiares e voltou para o país natal. A cúpula ainda esperou pelo jogador por um período, mas não houve sucesso.

O setor à frente da zaga também perdeu Raul, que foi para o Red Bull Bragantino.

Jogadores polivalentes

Um ponto em comum entre Valencia e Latif é que os dois podem atuar em mais de uma posição. Valencia, além de lateral, pode atuar também na meia. Já Latif, que é ponta de origem, pode fazer o papel mais centralizado e como lateral.

Assim, os dois podem se tornar opções ao meia Benítez, que, em breve, tem chance de se tornar o único armador no elenco. Isso porque Bruno César tem proposta do futebol português e pode deixar a Colina nos próximos dias.

Currículo internacional

Valencia começou no El Nacional, do Equador, e teve passagens por Villarreal e Huelva, da Espanha, e Wigan, da Inglaterra, antes de chegar ao Manchester United, onde atuou por dez anos. O seu último clube foi a LDU.

Já Latif, deu os primeiros passos no Liberty Professionals, de Gana, e chegou aos Estados Unidos em 2017, para atuar pelo Swope Rangers. Posteriormente, defendeu o Sporting KC, até que, em 2018, acertou com o Los Angeles F.C.



Fonte: UOL