Natação: Promessa do Vasco, Ruth Rodrigues fala sobre sua relação com o esporte e o clube
Sexta-feira, 25/09/2020 - 14:18
Sempre revelando novos talentos, o Club de Regatas Vasco da Gama tem mais um destaque na natação. A atleta Ruth Rodrigues chegou ao clube em 2018 e vem se destacando muito nas competições disputadas. Em dois anos de clube , Ruth disputou algo em torno de 25 provas e conseguiu subir no pódio mais de 20 vezes. Promessa do esporte no Brasil, a nadadora explicou como foi sua chegada ao Vasco e revelou ser apaixonada pelo o que faz.

- Entrei na Natação com três anos e desde do meu primeiro contato com o esporte, já sintia algo diferente. Quando cheguei ao Vasco, percebi que tinha chegado num lugar muito acolhedor e que todos estavam aqui para me tornar uma atleta muito melhor. Chegou um certo momento em que eu estava tão apaixonada pela água, que eu optei me manter firme no esporte e tenho esse pensamento até hoje - disse a atleta.

Muito focada em competir e disputar sempre no topo as competições, Ruth chegou ao Vasco com a expectativa de competir o ano todo. Apaixonada pelo mar, a atleta ficou encantada quando disputou sua primeira prova no litoral carioca, durante essa prova, Ruth teve um desempenho excelente e chegou em primeiro lugar. A nadadora revelou que sempre teve esse desejo de disputar uma competição no mar e que ficou sem acreditar quando chegou no primeiro lugar geral.

- Quando cheguei no clube, tinha a expectativa de ter um ano repleto de competições, e assim foi. Achei muito interessante essa quantidade de competições, inclusive fizemos algumas na praia e eu sempre amei nadar no mar, então me senti literalmente em casa. Achei muito legal quando meu antigo treinador Rodrigo, montou uma equipe para podermos disputar uma competição no mar, foi minha primeira oportunidade e quando vi, fui a primeira colocada da competição. Então, essa para mim, foi a competição mais marcante até então - revelou Ruth.

Diferente de boa parte do atletas, Ruth enxerga na natação uma possibilidade de poder expandir seus horizontes acadêmicos. Uma das suas maiores referências no esporte, a nadadora Duda Sumida, seguiu o mesmo caminho que a vascaína pretende seguir. Ruth revelou querer levar o nome do Vasco mundo a fora e explicou mais detalhado sua ideia de estudar fora do país.

- A experiência que eu quero levar para minha vida, é de levar o Vasco mundo a fora. Tenho muito interesse em fazer uma faculdade no futuro, usando a minha experiência de nadadora. Além disso, eu tenho o intuito de mostrar para as pessoas, que um clube com a grandeza do Vasco, não vive apenas de futebol, tem outros esportes muito importantes também. Tenho como referência na natação, a atleta Duda Sumida. Ela seguiu o mesmo caminho que eu pretendo seguir, ela foi com uma bolsa atleta para terminar seu Ensino Médio em uma escola nos Estados Unidos. A única obrigação que ela tinha, ela nadar pela escola, caso ela se destacasse, conseguiria uma bolsa para uma faculdade de lá. É mais ou menos esse caminho que eu sonho em seguir - disse a nadadora.

Sempre incentivando sua filha a seguir seus sonhos, Cleide Rodrigues, mãe da atleta conversou um pouco sobre o início da trajetória dela na natação. Ela disse que a Ruth, sempre foi muito apaixonada por nadar e que sempre viu no esporte uma possibilidade de ganhar o mundo. Revelou ainda que, assim que ela chegou ao Vasco se sentiu muito acolhida, tanto como se estivesse em casa.

- Minha filha ama nadar e vê na natação a possibilidade de ganhar o mundo, de poder viajar, de estudar fora do país, de conhecer outros lugares, outras culturas. Ela tem essa ligação com esporte desde muito nova, a natação atravessa fronteiras e assim como os demais esportes dá a possibilidade dela expandir seus horizontes. Ela se sentiu muito acolhida quando chegou no Vasco, viu que aqui além de ser um clube de ponta, tinha uma equipe muito qualificada e com futuro brilhante. Isso ajudou muito no amadurecimento e evolução, tanto profissional quanto pessoal da Ruth - disse Cleide Rodrigues, mãe da atleta.



Fonte: Site oficial do Vasco