Vascaínos de Boston falam sobre sua paixão pelo Gigante da Colina
Quinta-feira, 24/09/2020 - 13:32
Como toda quarta-feira, a série Vascaínos pelo Mundo, continuará mostrando a Tropa do Norte dos Estados Unidos. Agora será a vez dos cruzmaltinos de Boston. Nesta quarta (23/9), o Gigante da Colina tem um jogo decisivo e vai precisar da vibração de torcedores espalhados pelo mundo todo para vencer o Botafogo, às 21h30, em São Januário, pela Copa do Brasil.

Os vascaínos que moram no exterior passam por uma a rotina corrida no país que eles escolheram viver, mas mesmo assim arrumam tempo e se reúnem para acompanhar o Vasco em todos os momentos. Nesta quarta-feira não será diferente. A torcida de Boston conta que apesar da correria do dia a dia, eles conseguiram formar um grupo que surgiu em 2008 através de um encontro de vascaínos que assistiam os jogos juntos em suas casas.

Na época, a rede social ainda era o Orkut e os integrantes tiveram a ideia de usar a rede social para encontrar mais torcedores e marcar reuniões em bares e restaurantes para assistirem os jogos juntos. Atualmente o grupo tem aproximadamente setenta pessoas. Miro, um dos integrantes da torcida de Boston, destaca que quando todos os membros comparecem aos encontros, a festa fica bem mais bonita. A torcida é formada por homens, mulheres e crianças. Ele explica como funciona a organização e a cultura deles:

- Geralmente nos organizamos em casas de membros que não venham nos trazer problemas com os vizinhos e nem com as autoridades locais. Os torcedores nos procuram pelas redes sociais ou acontece deles serem identificados nas ruas usando nossos materiais, então a gente faz uma abordagem convidando os vascaínos para incluí-los no grupo. Além disso, nossa relação é boa nos locais que a comunidade brasileira é grande. Acontecem muitas brincadeiras normais dentro da rivalidade do futebol, mas nos dias de jogos tentamos dividir filtrando apenas vascaínos e irmãos de torcidas aliadas. No caso de pessoas de outras nacionalidades, em especial os americanos, nós contamos muito a história do nosso clube, já que o futebol não é o primeiro esporte na cultura dos Estados Unidos. Porém, muitos deles passam a gostar do Vasco pela história linda que o clube tem e os outros estrangeiros que já conhecem e respeitam o Gigante da Colina também não tem problemas se quiserem ficar conosco.

Miro afirma que sente saudades do calor da torcida vascaína no estádio. Ele conta que já voltou para o Brasil para assistir o Vasco e a sensação foi maravilhosa, pois o Cruzmaltino goleou o Botafogo por 6 a 0. Dentro dos Estados Unidos, Miro relembra que o momento mais marcante foi a Florida Cup, quando os vascaínos da América do Norte se juntaram para apoiar o Gigante da Colina pessoalmente. O torcedor finalizou falando que deu para matar um pouco a saudade, pois ele estava sempre estava acostumado a ir aos jogos.



Fonte: Site oficial do Vasco