Vasco e São Paulo são os times que mais utilizam jogadores da base no Campeonato Brasileiro
Sexta-feira, 04/09/2020 - 16:52
Até essa 7ª rodada, 490 jogadores entraram em campo pelas 20 equipes do Campeonato Brasileiro. Desses, 101 vieram das categorias de base dos seus times atuais. São Paulo e Vasco, com 10 jogadores cada, são os clubes que mais utilizaram pratas da casa, seguidos por Athletico-PR, Fluminense e Santos, com 9 cada.

Só no clássico contra o Corinthians, pela 6ª rodada, o São Paulo colocou em campo nove jogadores da base, incluindo o veterano Hernanes, que começou no tricolor e depois voltou ao clube. Entre os garotos, destaque agora para o zagueiro Diego Costa, que virou titular do time, desbancado Arboleda e Bruno Alves, e o meia-atacante Paulinho Boia, titular do time de Fernando Diniz.

O Vasco, que vem fazendo um bom início de campeonato sob o comando do técnico Ramon Menezes, tem utilizado também com frequência seus garotos da base, como os zagueiros Ricardo Graça e Miranda, os laterais Cayo Tenório e Henrique, o volante Andrey e o atacante Talles Magno, de apenas 18 anos.

E falando em jovens, Santos e Fluminense colocaram já garotos de 17 anos nesse Brasileirão. No Flu, o meia Miguel fez um jogo. Já no Peixe, o atacante Marcos Leonardo já atuou duas vezes. E o técnico Cuca colocou ainda outros dois novatos, o meia Ivonei e o atacante Kaio Jorge, de apenas 18 anos.

Clubes que mais utilizaram jogadores formados em suas categorias de base no Brasileirão 2020:

10 - São Paulo
10 - Vasco
9 - Athletico-PR
9 - Fluminense
9 - Santos
7 - Goiás
6 - Botafogo
6 - Flamengo
6 - Grêmio
5 - Corinthians
4 - Internacional
4 - Palmeiras
4 - Sport
3 - Coritiba
2 - Atlético-MG
2 - Bahia
1 - Atlético-GO
1 - Bragantino
1 - Ceará
1 - Fortaleza

Com uma sequência grande de jogos após essa parada do futebol por conta da pandemia e também a má fase de alguns jogadores mais experientes, os jovens ganhando espaço até mesmo nas principais equipes. No Palmeiras, os volantes Gabriel Menino e Patrick de Paula se tornaram titular da equipe de Luxemburgo. No Corinthians, Lucas Piton, ganhou a vaga de Sidcley na última partida. No Inter, o garoto Zé Gabriel botou Moledo no banco, assim como Evanílson, do Flu, que deixou Fred na reserva.

Jogadores formados em suas categorias de base no Brasileirão 2020:

(...)



Fonte: Blog Rodolfo Rodrigues - UOL