Vascaínos da Irlanda falam sobre sua paixão pelo Gigante da Colina
Quinta-feira, 03/09/2020 - 07:24
Depois de contar a história de um grupo de torcedores que vivem em Portugal, a série Vascaínos pelo Mundo chegou à Irlanda. Enfatizando que a distância do Brasil é apenas um detalhe, todo cruzmaltino carrega a paixão e as memórias afetivas do que é torcer para um Gigante. Hoje a homenagem do Club de Regatas Vasco da Gama vai para uma das maiores novidades do momento, que ganhou destaque nas redes sociais, a torcida vascaína em Dublin. Os Almirantes da ilha incluem até crianças e participam do "Campeonato Brasileiro" local.

Dublin é uma das cidades europeias que mais tem brasileiros. A cidade é localizada no Norte da Europa dentro da Irlanda (Ilha da Esmeralda). Ao todo são aproximadamente 30 mil imigrantes. O local conta com 10 torcidas organizadas dos clubes do Brasil e os moradores criaram um campeonato que se chama Brasileirão Dublin. Quando Yuri, torcedor vascaíno, chegou na Irlanda, ele fundou junto com seus amigos Lucas e Paulo a torcida Vasco Dublin. Eles buscam homenagear o Gigante da Colina. O movimento começou pequeno, mas atualmente são 50 vascaínos integrantes do grupo Almirantes da Ilha que atravessaram o oceano Atlântico propagando todo amor pelo Cruzmaltino.

Por enquanto os vascaínos de Dublin não tem sede física, mas se reúnem nas casas dos membros para acompanharem os jogos do Vasco. Para o próximo ano, os vascaínos tem a intenção de fechar um pub exclusivo para assistirem as partidas do Gigante. A ideia é ter um ponto de encontro oficial da torcida vascaína.

Outro diferencial da Irlanda é que os torcedores já estão se organizando para o Campeonato Brasileiro de Dublin 2020. O torneio é formado por dez times. O Vascaíno Yuri garante que todo processo vem sendo bem profissional. No momento estão montando a equipe, focando nos treinos e produzindo camisas para o grupo.

Yuri também citou que precisa lidar com a dificuldade da distância, mas afirma que mesmo assim eles continuam sempre acompanhando o Vasco e que são tão apaixonados quanto os vascaínos que vivem no Brasil.

- O que eu vivo de diferente aqui é a possíbilidade de viajar para vários países levando o Vasco. Já fui na Espanha, República Tcheca, Portugal, Inglaterra, Alemanha etc. Durante a Champions League, no jogo Atlético de Madrid e Lokomotiv Moscou, eu levei a bandeira do Vasco e a deixei pendurada para aparecer na televisão. É uma memória que eu tenho muito viva e me marcou demais - explicou Yuri sobre a possibilidade que os vascaínos têm de divulgarem o Gigante da Colina na Europa, complementando:

- Um dos momentos mais felizes nessa caminhada foi o jogo da Champions League no estádio do Sporting. Os Portugueses quando viram minha bandeira do Vasco não paravam de gritar: "É Vasco da Gama! Vasco da Gama!".

Assim como Yuri, a torcida do Vasco em Dublin carrega muitos torcedores cruzmaltinos apaixonados. Outro vascaíno com o fanatismo inflamado é o torcedor Lucas Paixão que atualmente tem 32 anos e mora em Dublin desde os 28. Ele é natural da Bahia, mas vivia na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. O vascaíno relata que o amor pelo clube surgiu exatamente quando ele tinha sete anos de idade, em 1995.

Quando começou a brincar com os amigos da rua, Lucas pode perceber que o grupo sempre se reunia na esquina de casa para cantar as música do Vasco e conversar sobre o clube. Após observar a concentração formada pelos amigos, ele perguntou o motivo da reunião para os integrantes mais velhos e eles falaram que se juntavam antes de ir aos jogos. Lucas ficou empolgado e perguntou para mãe dele se podia ir também, mas ele só foi autorizado por ela quando completou dez anos de idade. O jogo Vasco x Boca Jrs, na Libertadores de 2001, foi o primeiro que Lucas pode presenciar no estádio e o vascaíno garante que ficou muito emocionado e que foi um momento marcante na vida dele. Lucas enfatiza que era um timaço formado por Viola, Jorginho, Juninho, Helton e outros ídolos. O torcedor explica o sentimento coletivo dos vascaínos em Dublin:

- Aqui em Dublin, graças a Deus, a gente pode reunir os amigos primeiramente pela internet, depois concentramos todos os vascaínos no grupo do Whatsapp, até que começaram rolar as primeiras reuniões e, finalmente, conseguimos inscrever o Vasco no Campeonato Brasileiro de Dublin. Esse ano é a segunda edição do torneio na cidade. Estamos na expectativa de ganhar esse título, mas não só isso. Nós estamos acompanhando juntos o Vasco no Brasil. Começamos muito bem o Brasileirão de 2020 e seguimos empolgados aguardando mais vitórias - finaliza Lucas.



Fonte: Site oficial do Vasco