Pedrinho analisa momento de Talles Magno: 'Ainda está processo de evolução, e é normal oscilar'
Terça-feira, 01/09/2020 - 08:17
O gol de Talles na derrota para o Fluminense foi um alento e tirou um pouco do peso das costas do atacante, que não havia marcado em 2020. O jovem de 18 anos ainda não conseguiu repetir o nível de atuação da temporada passada, quando despontou como profissional, mas aos poucos vem crescendo, sendo mais participativo no esquema de Ramon Menezes e recuperando o bom futebol. O gol no clássico pode ser o prenúncio de um novo momento apesar da expulsão ao final do jogo.

Números de Talles no clássico *

1 gol
61 toques na bola
28 passes (87% de acerto)
2 passes importantes
2 finalizações
1 grande oportunidade criada
5 dribles
1 falta
5 faltas sofridas
2 desarmes

* Dados do SofaScore

Não será diante do Santos, no entanto, que Talles terá a chance de confirmar a boa fase. Com o vermelho recebido perder a cabeça e empurrar Julião, ele não joga nesta quarta-feira. A evolução nos últimos jogos, porém, não passa despercebida. O camisa 11 deu assistência para o gol de Benítez contra o Goiás. No clássico de sábado, além de gol, foi o atacante mais acionado no Maracanã.

- O Talles ainda está processo de evolução, e é normal oscilar, até pela idade. Eu passei por isso, outros passaram, depois se firmaram e tiveram mais regularidade. Ele foi uma surpresa quando surgiu. Depois os adversários começaram a observá-lo de forma diferente e fazem uma marcação mais forte. Ele recebe com pouco espaço, está sempre muito bem marcado – analisou o comentarista Pedrinho, ressaltando a qualidade técnica do atacante vascaíno, para completar em seguida:

- Ele é o grande diferencial técnico do Vasco, o jogador do improviso. É uma responsabilidade grande. Todo mundo vai muito concentrado e preparado na marcação dele, pois sabe que vem algo diferente. A dificuldade aumenta, e ele está se adaptando a essa nova realidade, com marcação dobrada. O coletivo tem que aproveitar, pois automaticamente dobrando a marcação nele, sobra espaço em outros setores.

Isolado contra o Fluminense

O clássico contra o Fluminense também evidenciou um Talles Magno isolado na esquerda. Não foram poucas vezes que o atacante teve que se virar sozinho na marcação de dois ou mais tricolores. A ausência de Vinicius, desfalque por conta de Covid-19, o sobrecarregou no ataque. No entanto, para Pedrinho, esse não é o único motivo, uma vez que o Vasco de Ramon Menezes ainda está em construção em busca de soluções, especialmente ofensivas:

- É um novo momento do Vasco, o Ramon ainda está organizando a equipe. Muitas vezes o Talles recebe a bola isolado, sozinho, tendo sempre que fugir da marcação de dois jogadores. É um processo normal do Talles e do Vasco, que mudou de ideia e treinador.

A situação tem a ver também com o posicionamento de Henrique. O lateral funciona como terceiro zagueiro, o que libera mais Pikachu pela direita.

- Como o Ramon segura um pouco o Henrique, que acaba ficando nessa linha de três (na defesa), automaticamente, quando o Talles recebe aberto, não tem muitas opções. Quando ele consegue conduzir a bola para o meio, o Benítez até faz uma ultrapassagem e ajuda. É um momento de construção do Talles e também da equipe. É normal esse processo de construção, e às vezes ocorre essa oscilação. Não só do Talles, mas também da equipe do Vasco - concluiu Pedrinho.

Elogios de Ramon

A expulsão no fim do jogo acabou ficando em segundo plano diante da boa atuação. Apesar da derrota, Talles foi elogiado por torcedores e pelo técnico Ramon Menezes. O treinador reforçou de que o jovem recuperará gradualmente o bom futebol.

- Ele fez um excelente jogo. Fez tudo aquilo que se espera. Jogou na amplitude, foi no 1x1. Quando fez a troca com Benítez, por dentro, foi bem. Foi premiado com um gol. É o que eu espero e a torcida também. É jovem, tem de ter a cabeça no lugar. Ele tem muito talento. Vai voltar a ser o que todo mundo espera - elogiou Ramon Menezes.

Aposta de Vanderlei Luxemburgo, Talles despontou no Campeonato Brasileiro do ano passado com atuações de destaque, mas foi atrapalhado por lesões. Em novembro, um estiramento na coxa direita o tirou da reta final do Mundial sub-17 e do restante da temporada. Neste ano, durante a folga de Carnaval, o jovem fraturou o pé e passou por cirurgia.



Fonte: ge