Destaques da categoria sub-17 de Vasco e Fluminense se enfrentarão neste sábado pelos profissionais
Sexta-feira, 28/08/2020 - 14:45
As badaladas gerações 2001 e 2002 de Fluminense e Vasco protagonizaram muitos duelos marcantes nas divisões de base. Um deles, em especial, traz ótimas recordações de Xerém às Laranjeiras: a final do Campeonato Carioca sub-17, quando o Tricolor saiu com o título dentro de São Januário.

Dos titulares de Odair Hellmann, Calegari e Marcos Paulo já eram destaques pelo lado do Flu, enquanto os cruz-maltinos Talles Magno, Bruno Gomes e Vinícius, hoje entre os 11 iniciais de Ramon Menezes, comandavam a equipe rival. Com exceção do volante vascaíno, que contraiu Covid-19, todos devem estar em campo amanhã (29) no Maracanã, às 19h, pelo Campeonato Brasileiro.

No jogo de ida, em Laranjeiras, o brilho foi das joias: Talles Magno abriu o placar de cabeça, e Marcos Paulo empatou em jogada de outros nomes conhecidos: Luiz Henrique lançou Wallace, que cruzou para uma deixada de João Pedro antes da finalização do atual camisa 11 do Flu, que provocou ao fim da partida.

"Hoje faltou um pouco de concentração e eficiência na hora de finalizar. Mas a gente sabe que vai buscar o título no próximo jogo na casa deles. Todas as vezes que eu joguei em São Januário, eu fiz gol. Nunca perdi lá", destacou Marcos Paulo à época.

Dito e feito: o Flu foi até a Colina histórica e saiu com a taça. O herói, entretanto, foi Martinelli, hoje no sub-23. O motorzinho da equipe acreditou em uma cobrança de falta de Wallace — hoje também entre os aspirantes — para cabecear e vencer Lucão.

No fim, festa tricolor em São Januário em grande atuação de Calegari, que dava os primeiros passos na lateral-direita e anulou Talles Magno, o artilheiro rival.

"O confronto com o Vasco sempre foi muito igual na base, muito disputado, mas já ganhei muitos jogos e títulos em cima do Vasco na base. Espero que no sábado venha mais uma vitória", lembrou o lateral em coletiva no CT Carlos Castilho.

Outros integrantes do elenco tricolor faziam parte daquele time e estavam em campo como o capitão André, o zagueiro Luan e o goleiro Marcelo. Além deles, os aspirantes Davi, Marcos Pedro e Wallace completam a escalação — João Pedro hoje joga pelo Watford, da Inglaterra. Miguel, atual reserva de Odair, também ficava no banco daquela equipe, apesar de ser um ano mais novo (geração 2003).

No lado do Vasco, muitos nomes da geração também fazem parte do elenco profissional, como o goleiro Lucão, o lateral esquerdo Riquelme, o volante Juninho — que briga por vaga de titular amanhã, já que Bruno Gomes será desfalque — e Gabriel Pec, todos vice-campeões.

Tira-teima na Taça BH e nova vitória do Flu

Como se não bastasse a decisão estadual, Fluminense e Vasco ainda se enfrentaram na semifinal da Taça BH e ficaram no empate mais uma vez em Sete Lagoas: João Pedro abriu o placar de pênalti para o Tricolor, e Vinícius empatou para o Cruz-Maltino.

Nos pênaltis, quem brilhou foi Marcelo. O goleiro pegou a cobrança de Rodrigo e deu a vantagem para o Flu, que foi perfeito nas cobranças. A última foi do capitão André, que correu para comemorar.

Fonte: UOL