Conheça mais detalhes da sede náutica da Lagoa, que está completando 70 anos
Sexta-feira, 21/08/2020 - 06:20
Memória Vascaína

20/08/1950 - Há 70 anos, véspera do aniversário do Vasco, foi inaugurada sob a presidência de Otavio Povoas, a luxuosa e mais bem equipada Sede Náutica na Lagoa. Um marco da arquitetura modernista, a fachada da portaria principal na rua Gen. Tasso Fragoso (antiga rua Martins) foi decorada com azulejos de Burle Max! Fruto da campanha inciada em 1948 pelo grande presidente do cinquentenário Antonio Rodrigues Tavares, com a ajuda expressiva da associação expressiva de novos sócios proprietários. A Sede Náutica da Lagoa era o ápice de um pungente e rico Club de Regatas Vasco da Gama.

Sua gênese advém da sua primeira sede provisória, instalada logo após a fundação do Vasco em novembro de 1898, na antiga rua da Saúde, 127 (atual Sacadura Cabral, nº 167), entre novembro de 1898 e junho de 1899 se transfere para a sua segunda sede, na ilha das Moças, hoje assoreada pela construção do cais do porto, localizada próximo ao hospital da Gamboa; em julho de 1899 vai para a Travessa do Maia no antigo Largo do Passeio onde hoje se encontra a praça Mahatma Gandhi, Em março de 1906, por conta das demolições decorrentes da construção da av. Central, atual av. Rio Branco, o Vasco se transfere para a mítica sede da Rua Santa Luzia, ao lado do Clube Militar, onde continua a despontar para a glória; em 1942 o Vasco transfere sua sede administrativa para o prédio do antigo CINEAC Trianon e destinando a função náutica para um grande galpão da antiga Feira de Amostras, destinada pela Prefeitura do Distrito Federal ao Vasco, localizada defronte à Santa Casa de Misericórdia, de onde proveio a atual sede náutica do Calabouço.

Antes, no decorrer dos anos 1930, as regatas oficiais da federação de remo são transferidas da enseada de Botafogo para a Lagoa de Freitas. Vasco então aluga o prédio hoje pertencente à Obra do Berço onde mantinha sua garagem de barcos e a malta de sócios amantes do esporte náutico assistiam às regatas a partir do seu terraço junto à chegada na Fonte da Saudade.

Mas o desejo de se ter uma sede própria na zona sul não esmoreceu, e em 1948 o prefeito Mendes de Moares cede o terreno para a construção da sede náutica própria, finalmente inaugura com pompa e circunstância, com a entrega solene da primeira flâmula do Vasco pelo melhor corredor do Vasco, circundado pelos batedores do ciclismo, fazendo o percurso do estádio em São Januário até a então novíssima Sede Náutica na então rua Martins.

#MemoVas
Imagens: Acervo pessoal, livro do Cinquentenário e Biblioteca Nacional



Fonte: Facebook Memória Vascaina