Sede náutica da Lagoa completa 70 anos; VP de esportes náuticos Horácio Cortinhas comenta
Quarta-feira, 19/08/2020 - 03:40
Na próxima quinta-feira (20/8), o vascaíno tem mais um motivo para comemorar. A Sede Náutica do Club de Regatas Vasco da Gama completa 70 anos da sua inauguração. Localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, a sede é motivo de orgulho para todos os torcedores do clube. O Vasco iniciou a sua história através do remo. O local é destinado para outros esportes também, mas o início da instituição veio dessa modalidade.

- A Sede Náutica do Club de Regatas Vasco da Gama, situada na Lagoa Rodrigo de Freitas, tem uma vital importância na história do clube. Com todo seu glamour, ela foi palco de inúmeras manifestações políticas, administrativas, eventos de toda natureza e, principalmente, sempre abrigou o remo do clube. Por anos consecutivos, manteve uma hegemonia insuperável. Isso permanece até hoje. A Sede Náutica é um padrão para todos os clubes no Brasil, do que é uma sede para um clube que desportivamente teve a sua origem no remo. Ela abriga as reuniões do Conselho Deliberativo, todos os eventos festivos da instituição e, como dito anteriormente, o remo que é sua principal ferramenta de utilização. O remo do Vasco é a origem do nosso clube. Para aqueles que não sabem, no dia 21 de agosto de 1898, o Vasco foi fundado como um clube de remo. Só 20 anos depois é que surgiu o futebol. Por isso, o remo é estatutário e juntamente com o futebol tem que ser mantido por toda a trajetória do Vasco - disse Horácio Cortinhas, Vice-Presidente de Desportos Náuticos.

Qual é a relação entre a Sede Náutica da Lagoa com a do Calabouço?

- A Sede do Calabouço também é Náutica. Quando o remo foi criado ele não nasceu nem na Sede Náutica da Lagoa, em termos de competição, e nem no Calabouço. O esporte no Vasco se originou em 1898 perto do Cais.



Fonte: Site oficial do Vasco