Leandro Castan: 'Esse ano Henrique é um dos jogadores mais regulares do nosso time junto com o Andrey'
Quarta-feira, 12/08/2020 - 14:31
Atleta mais antigo no plantel do Vasco, o lateral-esquerdo Henrique segue como titular na equipe de Ramon Menezes para o jogo desta quinta-feira (13), contra o Sport em São Januário. O atleta vai para seu oitavo Campeonato Brasileiro vestindo a camisa Cruz-Maltina e o objetivo nessa temporada é cair nas graças da torcida.

Henrique chegou ao Vasco no ano de 2005 e na base participou de todas as categorias, do sub-13 até o sub-20. Foi lançado nos profissionais pelo técnico Dorival Júnior estreando em um clássico contra o Fluminense no Brasileirão de 2013.

Como lateral-esquerdo, ele tem características mais defensivas e talvez seja esse o motivo que o faz ter um jejum de gols enorme. Em 153 jogos oficiais ele ainda não balançou as redes.

Durante seus 7 anos como profissional do clube, o lateral foi questionado diversas vezes pela torcida e teve duras disputas pela posição nesse período. Yotún, Júlio César, Fabrício e Danilo Barcelos são alguns dos nomes que passaram pela Colina nesse período, sempre tendo Henrique como sombra ou revezando como titular.

Para a sequência da temporada ele terá a concorrência do recém-contratado Neto Borges, dos garotos Alexandre Melo e Riquelme, e do experiente Ramon, que não entre campo desde novembro de 2018 – após uma grave lesão no joelho.

Em entrevista exclusiva ao Esporte News Mundo, seu amigo e capitão do Vasco, Leandro Castán falou um pouco sobre o jogador e como ele sente o peso sobre a desconfiança por parte da torcida.

– É complicado falar dele. Já tive essa conversa com ele. Henrique é um cara que quem acompanha os treinamentos sabe que ele tem um potencial enorme, e realmente com essa desconfiança por parte da torcida, às vezes, em alguns jogos, ele acaba sentindo mesmo e não consegue, em alguns jogos, colocar para fora o potencial que mostra nos treinamentos e que a gente sabe que ele tem.

O zagueiro ainda completou falando sobre o potencial e a evolução do lateral de 26 anos, nessa temporada.

– Henrique tem uma qualidade muito grande, já falei isso para ele várias vezes. É um cara que nesse ano de 2020, justamente por ter a desconfiança por parte da torcida, às vezes pessoas não veem o quanto ele evoluiu. Esse ano Henrique é um dos jogadores mais regulares do nosso time junto com o Andrey. Acredito que ele pode ter uma história de sucesso aqui no Vasco porque é o clube dele, onde foi revelado, e acredito que com esse tempo, e a idade chegando, ele vai ter esse amadurecimento e tranquilidade para poder mostrar o potencial dele porque o Henrique não é isso que dizem dele não.

Jogador de um clube só, o lateral tem muita identificação com o Vasco e conta com o apoio de todo o elenco. No Gigante da Colina ele conquistou um bicampeonato Carioca e da Taça Guanabara, além de uma Taça Rio.

Vaiado e criticado por grande parte da torcida, é fato que Henrique nunca foi uma unanimidade, mas segue para mais um Campeonato Brasileiro pelo clube ganhando oportunidades e permanecendo no time titular. Ele tem contrato com o Vasco até meados de 2021.



Fonte: Esporte News Mundo