Coordenador do futebol de base fala sobre a metodologia do Vasco Academy
Quinta-feira, 06/08/2020 - 07:27
As categorias de base do Vasco são conhecidas por revelar talentos inestimáveis para o futebol. De Roberto Dinamite à Phillipe Coutinho, a diferença entre gerações é apenas um detalhe diante do trabalho realizado no clube. Isto porque um dos diferenciais da Base Forte, como é chamada pelos vascaínos, é a metodologia implementada desde as primeiras categorias das quais os atletas fazem parte.

Com a tendência de captação cada vez mais cedo, a Vasco Academy busca levar para os licenciados a mesma metodologia seguida em São Januário. Para isso, o departamento Vasco Academy oferece um treinamento inicial ao Coordenador Técnico de cada unidade e possibilita a participação em treinamentos de reciclagem. O Coordenador Metodológico do Futebol de Base, Próspero Paoli, falou sobre a importância da metodologia e de alguns aspectos que são levados em consideração no dia a dia de treinamento.

- A metodologia foi construída a partir dos conteúdos que são trabalhados pelas categorias de base do Vasco da Gama. Por se tratarem de Escolas de Futebol, a aplicação nas Academies respeita as características de crescimento e desenvolvimento e prioriza os conteúdos fundamentais para cada faixa etária, como por exemplo o trabalho com a base motora e técnicas gerais. Nós também priorizamos que os atletas possam aprender a jogar por meio de atividades recreativas com elementos e brincadeiras do futebol de rua, para que a aprendizagem seja sobretudo prazerosa - disse Próspero.

O Analista de Campo da Vasco Academy, Andrey Piffero, explicou que o objetivo da metodologia é externar aos núcleos os conteúdos que são trabalhados nas categorias de base do clube, claro que de maneira adaptada por se tratar de Escolas de Futebol. O trabalho metodológico nas unidades é a primeira etapa para a descoberta de um possível talento, visto que ao receber um atleta oriundo de um núcleo Vasco Academy, este já possui um melhor rendimento e rápida adaptação ao chegar ao clube, devido a familiaridade com os conteúdos trabalhados.

Os conteúdos metodológicos foram distribuídos em um planejamento macro de 10 meses a fim de nortear a estruturação dos planejamentos das aulas e aplicabilidade dos conteúdos específicos de cada semana, respeitando uma lógica e sequência pedagógica. Os treinos possuem duração de um hora para três sessões na semana ou uma hora e meia para duas sessões semanais. O Coordenador da Vasco Academy, Gabriel Ferreira, também falou sobre a metodologia e a aplicação nas Escolas de Futebol:

- Vale ressaltar que a proposta metodológica pode sofrer adaptações. Nós não queremos engessar o trabalho dos profissionais das unidades, muito pelo contrário. Por mais que a gente ofereça 200 exercícios referentes aos treinos, é de suma importância que os professores trabalhem os conteúdos propostos e abusem da criatividade ao elaborar os planos de aula. Como o Vasco Academy está inserido no Departamento de Futebol de Base, o Coordenador Metodológico acompanha a aplicação da metodologia nos núcleos. Dessa forma enfatizamos a dedicação do clube em entregar conteúdos atualizados aos licenciados.



Fonte: Site oficial do Vasco