Relembre a história da Kappa no Vasco de 1995 a 2000
Segunda-feira, 03/08/2020 - 14:39
A cerimônia de apresentação dos uniformes da Kappa (com transmissão da Vasco TV, pelo YouTube) nessa segunda-feira 03 de agosto de 2020, às 20 horas, marca o reinício de uma parceria que remete a uma época de vitórias, glórias, sucessos e de muita alegria para a nação cruzmaltina. A empresa italiana, pela segunda vez, será a fornecedora de material esportivo do Club. Vamos contar um pouco dessa história que remete a uma época que, como bem dito, ficou marcada para todo vascaíno e no qual é sonho de que possa retornar, quem sabe em breve, junto com a mesma parceira de outrora.

INÍCIO EM 1995

A Kappa veio a substituir a, até então, fornecedora Penalty que vestia o Vasco em substituição à Finta, que terminou seu contrato com o Club em dezembro de 1994. O último jogo do Vasco vestido pela Penalty foi perante a Portuguesa de Desportos, no estádio Palestra Itália em São Paulo, em 03 de setembro de 1995, num empate em 3 vs 3 entre ambos os clubes. Os últimos três gols marcados pela equipe cruzmaltina com a Penalty foram do zagueiro Tinho, Charles Guerreiro e Valdir Bigode.

Quatro dias depois, no feriado de 07 de setembro às 17 horas, o Vasco entrava em campo. O empate perante o Fluminense por 0 vs 0 em São Januário, também em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 1995, marcou o início da parceria entre Vasco e Kappa. A primeira camisa vestida tinha o patrocínio master da empresa Lousano (abaix0).



A PRIMEIRA VITÓRIA E O PRIMEIRO GOL

No domingo seguinte, a primeira vitória do Vasco vestido pela fornecedora italiana. Em São Januário também, o triunfo por 1 vs 0 sobre o São Paulo, gol assinalado por Valdir Bigode de pênalti (vídeo abaixo).



O PRIMEIRO TROPEÇO

Entretanto, após esse triunfo, veio também a primeira derrota do Vasco uniformizado pela Kappa. No dia 13 de setembro uma quinta-feira à noite, a equipe comandada pelo técnico Jair Pereira saiu derrotada, também, em São Januário, pelo Internacional de Porto Alegre (comandada pelo ex-técnico do próprio Vasco naquele ano, Abel Braga) pelo placar de 2 vs 0, dando início a uma sequência de sete derrotas seguidas e derrubando o time, até então entre os primeiros colocados, para as últimas colocações de seu grupo naquele campeonato. Tal sequência pôs fim ao retorno de Jair Pereira ao Club (que havia sido tricampeão carioca no ano anterior) e trouxe Zanata de volta ao comando (Zanata foi o técnico do Vasco na campanha excepcional feira nos dois primeiros turnos da Copa União de 1988, onde o Vasco fechou a tabela de classificação como melhor time do campeonato, mas perdendo as quartas-de-final para o Fluminense, após retorno do certame já em janeiro / fevereiro de 1989).

A PRIMEIRA VITÓRIA CONTRA O ARQUIRRIVAL

Naquele Campeonato Brasileiro de 1995, o Vasco fez uma campanha muito ruim e terminou a competição apenas na vigésima colocação, com vinte e quatro pontos. O ano de 1996 passou em branco, sem maiores conquistas. O maior feito do time de futebol naquele ano foi a goleada por 4 vs 1 sobre o arquirrival Flamengo, em jogo que marcava a reestreia de Edmundo em um clássico carioca com a camisa do Vasco após suas passagens por Palmeiras e por breves passagens por Flamengo e Corinthians. Marcou, ainda, o retorno do atleta Júnior Baiano com a camisa do arquirrival. A partida foi válida pela décima-terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 1996. Os gols foram marcados por Edmundo (3) e Macedo, enquanto que Bebeto descontou de pênalti pelo adversário. Houve, ainda, um pênalti em que Bebeto jogou na trave, ainda no primeiro tempo, quando o Vasco já vencia o jogo por 2 vs 0. A equipe vascaína era dirigida, até então, por Alcir Portela. Após esse triunfo, no entanto, o time caiu bastante de rendimento naquele certame e terminou apenas na décima-oitava colocação, longe de se classificar para as quartas-de-final.



A PRIMEIRA GRANDE CONQUISTA

O Vasco chegou a conquistar o terceiro turno do Campeonato Carioca de 1997, entretanto, essa conquista não foi sequer comemorada com taça, pois além de ser um apêndice de uma competição, aquele Carioca daquele ano foi marcado por intrigas entre dirigentes e esvaziamento dos estádios por conta disso.

Com um time mais maduro e reconstruído ao longo do tempo e já sob o comando do técnico Antônio Lopes, mais uma vez, o Vasco chegou à sua primeira conquista com a pênalti em 21 de dezembro de 1997. Pelo jogo final do Brasileirão daquele ano e após empatar o primeiro jogo, a equipe cruzmaltina sagrou-se tricampeã brasileira após novo empate, também por 0 vs 0, no Maracanã. Edmundo, artilheiro do time, quebrou o recorde de gols marcados em um só Brasileiro, que até então era de Reinaldo ex-Atlético Mineiro. Com um tento a mais, Edmundo assinalou 29 gols naquele ano, tornando-se o novo recordista. Naquela tarde, a "segunda casa" – considerada assim pela torcida cruzmaltina – recebeu mais de noventa mil torcedores, que vararam a madrugada de domingo para 2ª feira comemorando aquele primeiro título vestido pela fornecedora italiana.



AS DEMAIS CONQUISTAS

Ainda vestindo a Kappa, o Vasco conquistou os títulos centenários do Campeonato Carioca (Taça Guanabara e Taça Rio) e da Copa Libertadores da América em 1998; da Copa Rio São Paulo de 1999, Taça Rio de 1999; Taça Guanabara e Copa Mercosul em 2000.

A ÚLTIMA GRANDE CONQUISTA

Além do Campeonato Brasileiro de 2000 cuja final ocorreu em 18 de janeiro de 2001. Após a interrupção da partida em São Januário em 31 de dezembro, em jogo remarcado para às 16 horas da tarde, o Vasco derrotou o São Caetano por 3 vs 1, gols assinalados por Juninho Pernambucano e dois gols de Romário. Adãozinho fez o gol do São Caetano.



OUTRAS GRATAS LEMBRANÇAS

Em sua passagem, podem ser lembradas, ainda, com grande saudosismo pelos vascaínos: a outra goleada por 4 vs 1 sobre o Flamengo em 03 de dezembro de 2000 classificando o Vasco para a final do Campeonato Brasileiro daquele ano; a goleada por 5 vs 1 sobre o Flamengo, o que configurou como "chocolate" do domingo de Páscoa e a conquista da Taça Guanabara pelo Club em 2000, além da bela campanha que, infelizmente, não resultou no título da primeira Copa do Mundo chancelada pela FIFA. em 2000, com direito a uma memorável vitória sobre o campeão europeu Manchester United por 3 vs 1, com dois gols de Romário e um gol de Edmundo em pleno Maracanã.



OS MODELOS DE UNIFORMES

A matéria publicada pelo jornal "Lance!" em 06 de dezembro de 2019 traz todos os modelos mais utilizados pelo Vasco com a fornecedora italiana Kappa durante aquele período. Neste link, o leitor pode conferir.

Neste retorno com apresentação marcada para hoje, às 20 horas, vem também a esperança do retorno de todos os vascaínos por aqueles dias maravilhosos outrora vivenciados e que jamais serão esquecidos.

Fonte: Super Papo Vascaíno