Roberto Monteiro convoca reunião virtual do CD para 3ª-feira para aprovação de atas da reforma do estatuto
Quinta-feira, 23/07/2020 - 19:48
Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo, convocou reunião virtual para, na próxima terça-feira, dia 28 de julho, votar a aprovação da ata da reforma estatutária do Vasco. O chamado (veja o documento abaixo) ocorreu um dia depois de a Secretaria de Municipal de Saúde vetar a sessão presencial que o dirigente pretendia realizar, sábado, em São Januário.

Após Monteiro ter feito a convocação presencial, Alexandre Campello, presidente da diretoria administrativa, se posicionou de forma contrária ainda na terça-feira. O mandatário, que defendeu a volta do futebol, disse entender haver riscos por conta da pandemia do novo coronavírus. Os dois são adversários políticos.

Campello, então, enviou ofício à prefeitura do Rio sobre o tema. Na quarta, a Secretaria Municipal de Saúde vetou o encontro.

Entenda a necessidade de aprovar a ata O último encontro de conselheiros que definiu os pontos aprovados para alteração do estatuto ocorreu em 2 de março. Desde então, por conta do surgimento da Covid-19, nenhuma outra reunião foi convocada. Normalmente, a sessão subsequente coloca em votação a ata de deliberação anterior. Ou seja, trata-se de um rito normal e não debaterá o mérito do caso. Paralelamente a isso, a ata da reforma estatutária foi tema de debate na Justiça. Três conselheiros entraram com ação na 24ª Vara Cível para obrigar o Vasco a apresentar as atas de todas as sessões que trataram do assunto - alegam que o processo não respeitou o regimento interno, como por exemplo, o quórum mínimo. Em 6 de julho, a juíza Eunice Bitencourt Haddad deu prazo de 20 dias para tal. A reforma do estatuto precisa ser referendada pelo sócio em Assembleia Geral Extraordinária assim como a aprovação da eleição de forma direta - aprovada em sessão anterior no Conselho. Além disso, a mudança na forma de eleger o presidente foi tema no movimento Nova Resposta História. A AGE ainda não foi convocada. O processo anterior a ela também está sendo questionado na Justiça. Recentemente, por pedido de Roberto Monteiro (Conselho Deliberativo) e Edmilson José Valentim dos Santos (Conselho Fiscal), a desembargadora Valéria Dacheux, da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, determinou que Alexandre Campello, presidente da diretoria administrativa, apresentasse a lista de sócios aposto a voto - ele anunciou que cumpriria a decisão. De posse dessas informações, a Junta Deliberativa pode conferir os dados e, então, a AGE pode ser convocada.

Fonte: GloboEsporte.com