Vasco impulsiona canal no Youtube e já é o 6º clube brasileiro com mais inscritos
Domingo, 05/07/2020 - 11:34


Impulsionada pela transmissão inédita de uma partida oficial do Vasco na última quinta-feira, a "Vasco TV" chegou a marca de 700 mil inscritos na madrugada deste domingo. Antes da vitória por 1 a 0 sobre o Madureira, pela Taça Rio, o canal oficial do clube o YouTube tinha cerca de 570 mil inscritos. Às pressas, devido a rescisão contrato de transmissão do Campeonato Carioca pela Rede Globo, o Gigante da Colina precisou se organizar em seis horas para passar o jogo para a torcida. E o trabalho, como se vê no número de inscritos, deu resultado.

Mas este crescimento da "Vasco TV" não é de agora. Desde a paralisação dos campeonatos esportivos devido à pandemia do coronavírus, no meio de março, o clube tem apostado no seu canal no YouTube para manter o torcedor próximo. Com "lives" duas vezes por semana, às terças e quintas, o clube transmitiu coletivas de imprensa com atletas do elenco cruz-maltino e entrevistas com ex-jogadores e ídolos do clube, além de outros tipos de conteúdo. A renovação do contrato do goleiro Fernando Miguel, por exemplo, foi anunciada durante uma dessas transmissões. Também foi no canal que o clube fez uma emocionante homenagem ao meio Fredy Guarín, no seu aniversário de 34 anos.

CRESCIMENTO DE 40%

Assim, mesmo com o futebol "parado", o Vasco viu o seu canal oficial no YouTube crescer 40% de março até julho deste ano. De acordo com levantamento do IBOPE Repucom, o Cruz-Maltino tinha 500 mil inscritos na Vasco TV no começo de março. Já em junho eram 517 mil e, agora, 700 mil. O Gigante da Colina ultrapassou o Grêmio e passou a ser o sexto clube de futebol brasileiro com mais inscritos na plataforma. O objetivo do Vasco é figurar entre os quatro primeiros. A próxima meta é passar o Santos, atual quinto colocado, com 895 mil inscritos no seu canal oficial. Os primeiros colocados são, em ordem crescente, Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Flamengo.

O ponto alto deste crescimento, é claro, foi a transmissão da partida contra o Madureira, na última quinta-feira. O clube precisou correr contra o tempo para montar uma estrutura que permitisse o feito inédito para o Vasco. A transmissão contou com narração de Sandro Gama e Alex Calheiros e comentário Carlos Gregório Júnior, que também é assessor de imprensa do clube. Até o momento (manhã de domingo), o vídeo, que teve 460 mil espectadores simultâneos e chegou a ficar na 1ª colocação nos "vídeos em alta" do YouTube durante o jogo, já teve 2.445.499 visualizações. Durante o jogo, a hashtag "#VemPraVascoTV" figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter.

ARRECADAÇÃO PARA OS COFRES

A transmissão também foi boa para os cofres do clube. O clube calcula que, entre ingresso virtual, doação no "superchat", contribuição para o novo CT e novas associações, arrecadou R$ 140 mil com o jogo no "Vasco TV". Apenas pelo "superchat", com doações de torcedores, o Cruz-Maltino arrecadou R$ 78 mil.



Como forma de agradecimento ao engajamento e apoio da torcida, o Vasco planeja fazer dois sorteios de brindes, prometidos durante "lives" no canal. O primeiro com camisas do Fellipe Bastos, que se prontificou a dar as duas quando o canal atingisse a marca de 600 mil inscritos. O segundo também deve envolver a camisa de algum jogador ainda não definido. O clube vai anunciar em breve como e quando serão feitos os sorteios.

Em meio a problemas financeiros, que se arrastam há mais de uma década, o Vasco, mais uma vez, conta com o apoio e o engajamento da sua torcida para, além da parte financeira, elevar a autoestima do clube e do vascaíno. O crescimento da "Vasco TV" é mais uma demonstração da força da torcida cruz-maltina.



Fonte: Esporte News Mundo (texto), Dugout (vídeo)