Torcedores do Vasco participam de protesto em Brasília
Domingo, 21/06/2020 - 16:51
Liderados por torcedores do Vasco e do Corinthians, torcidas de vários clubes brasileiros e movimentos sociais fizeram protesto pela democracia hoje (21), em Brasília. O grupo, que ainda ainda conta com a presença de movimentos sociais, critica o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo enfrentamento da pandemia de covid-19.

Os defensores da democracia carregam faixas pedindo o impeachment do presidente Bolsonaro e com mensagens antirracismo. Além de corintianos e vascaínos, a reportagem do UOL Esporte localizou torcedores de Botafogo, Flamengo, do Gama e do Internacional no protesto.

"A luta por democracia não tem medo", afirmou o corintiano Emerson "Osasco". "Estamos aqui pra lutar pelo que acreditamos, em favor do povo e da população injustiçada do país, em favor das famílias que estão sendo forçadas a ir pras ruas, que não receberam auxílio emergencial, que estão passando necessidades em suas casa. Estamos aqui pra lutar e não vamos arredar o pé."

Movimentos sociais contra o racismo, contra o fascismo, grupos LGBTs e membros do PT (Partido dos Trabalhadores), como a presidente Gleisi Hoffmann, também participam do ato na Esplanada dos Ministérios. O PCO (Partido da Causa Operária) também levou suas bandeiras à manifestação.

Os participantes seguiram em direção ao Congresso Nacional. Do outro lado da Esplanada dos Ministérios, um grupo formado por nacionalistas e evangélicos protestou a favor do governo Bolsonaro.

Ao final do ato, o grupo chamado "Somos Democracia", formado principalmente por corintianos, dirigiu-se ao presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia por meio de uma carta. Eles esperavam entregá-la em mãos a Maia, mas diante da recusa do parlamentar, ela acabou sendo lida em voz alta por Danilo Pássaro, um dos líderes do "Somos Democracia".

"Não é admissível conviver com tamanha crueldade e irresponsabilidade de um governo que - sequer - respeita a diplomacia entre as instituições e costuma desrespeitar os poderes, as autoridades e o próprio congresso nacional. Bolsonaro passa dos limites diariamente, entrevistas que debocham das pessoas mortas pelo covid-19, sem ministro da saúde e sem estratégia para conter o avanço do vírus no Brasil", diz um trecho do documento.

"O Presidente brinca com a vida da população, governa exclusivamente para os seus apoiadores e não compreende o que significa governar uma nação", fala outra parte do texto.

O Somos Democracia diz ter levado a Brasília onze ônibus vindos de várias partes do país. Outros torcedores foram a Brasília de carro e avião. Eles se juntaram a sub-sedes das organizadas no Distrito Federal.



Fonte: UOL