Veja fotos do campo da Rua Barão de Itapagipe, que o Vasco usou para treinos e torneios internos de 1920 a 1922
Quinta-feira, 18/06/2020 - 03:47
Memória Vascaína @HenriqueHuebner
1920/1922 - Campo da Rua Barão de Itapagipe - Alugado na presidência de Marcilio Telles, fez com que o Vasco desenvolvesse rapidamente seu futebol em razão do seu uso exclusivo. No local se fez vários torneios internos entre os sócios. Hoje é o Hospital da Aeronáutica.
#MemoVas



(foto 1) No inicio do ano de 1920, o Vasco da Gama alugou o campo que fora do Atlas F. C., sendo proprietária a Baronesa de Mesquita. Situado no então n.º 119 da rua Barão de Itapagipe, no terreno hoje se ergue o Hospital da Aeronáutica.

(foto 1) O vestiário do campo da Barão de Itapagipe era "confortável", pois possuía um chuveiro de água "quente" pelo processo mais simples, a caixa d'água, mandada construir pelo Vasco, ficava exposta ao sol. Quando não havia sol, o banho era com água fria

(foto 1) A fotografia que aqui vemos para a memória vascaína foi registrada ainda no ano de 1921, depois de uma "pelada" entre os associados, de onde o Vasco iniciou sua ascensão vertiginosa para se tornar um Gigante no Futebol!

(foto 2) Em 1921 tivemos uma pelada entre sócios, na foto vemos:

1) "Rainha Agusta", antigo jogador do Vasco; 2) "Conde Zepellin", companheiro de Adão Antônio Brandão na iole "Ibis"; 3) Adão Antonio Brandão, antigo benemérito e maior atleta do Vasco, tendo conquistado 65 troféus;

4) Pascoal Pontes; 5) Antonio da Silva Campos, saudoso Presidente de Ouro que conquistou o primeiro título de 1923; 6) "Xarope"; 7) Abílio Correia; 8) A menina Diva, irmã de Vitor Moreira (Sinhá)

Ajoelhados, da direita para a esquerda:

10) Carvalhinho, irmão do remador José Carvalho Magalhães; 11) Manoel Carneiro; e 12) "Vaca Brava"

Sentados, da esquerda para a direita:

13) Joaquim Carneiro Dias (maior remador do Vasco na era de ouro; 14) Albertino Moreira Dias, um dos fundadores do futebol no Vasco; e 15) Francisco Pereira Ramos, pai do antigo vice-presidente de Departamento Social Álvaro Ramos.

foto 3) Vemos o GB José Ribeiro de Paiva - O Almirante - (o mais alto em pé) tesoureiro que manteve sólidas as contas do Vasco pagando com juros a todos aqueles que adquiriram as debêntures para o financiamento privado da construção do Stadium em São Januário.

Abraçado pelo Almirante está "Cabloco" (Julio Mota e Silva) que foi um dos maiores remadores nos anos 1910. Além deles constam também o rubro-negro Silvano de Brito (sentado à esquerda) e ao lado dele Alberto Baltazar Portela (como goleiro envergando a Cruz de Cristo).

Fonte: Twitter Memória Vascaína